Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 29º

Ifo. Confiança dos empresários na Alemanha cai em junho

A confiança dos empresários na Alemanha caiu sete décimas de ponto em junho, depois de se ter mantido em maio em relação a abril, devido à diminuição das expectativas por causa das dificuldades em ultrapassar a estagnação económica.

Ifo. Confiança dos empresários na Alemanha cai em junho
Notícias ao Minuto

11:16 - 24/06/24 por Lusa

Economia Ifo

De acordo com o Instituto de Investigação Económica (Ifo), o índice de confiança das empresas na Alemanha situou-se em 88,6 pontos em junho, contra 89,3 pontos em maio.

Esta diminuição da confiança deve-se a uma queda das expectativas, que baixaram mais de um ponto, de 90,3 pontos em maio para 89 em junho, devido ao facto de a economia alemã "ter dificuldades em ultrapassar a estagnação".

Em contrapartida, a avaliação da situação atual manteve-se em relação ao mês anterior, com 88,3 pontos.

Por setor, a confiança dos empresários da indústria transformadora diminuiu, após três subidas consecutivas, porque as empresas voltaram a mostrar-se mais céticas em relação ao futuro e particularmente preocupadas com a carteira de encomendas, apesar de estarem mais satisfeitas com a situação atual.

Nesta linha, o clima de negócios no comércio "deteriorou-se consideravelmente", enquanto o sentimento cético aumentou acentuadamente e as avaliações da atividade atual foram corrigidas em baixa, tanto para os grossistas como para os retalhistas.

Em contrapartida, o índice aumentou no setor dos serviços e na construção.

No primeiro caso, os prestadores de serviços avaliaram a sua situação como mais positiva e melhoraram as suas expectativas para o segundo semestre do ano, especialmente no setor hoteleiro.

Por outro lado, o índice subiu na construção devido a expectativas menos pessimistas, embora os empresários tenham piorado a sua situação atual porque a falta de encomendas continua a ser "um problema fundamental".

Leia Também: Milei recebe medalha em Hamburgo entre protestos de manifestantes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório