Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 29º

G7 critica excesso de produção subsidiada de baixo custo da China

Os líderes do G7 denunciaram hoje o "excesso de capacidade" de produção da China, que está a inundar os mercados ocidentais com produtos subsidiados, e avisaram contra as incursões de Pequim no Mar da China.

G7 critica excesso de produção subsidiada de baixo custo da China
Notícias ao Minuto

14:19 - 14/06/24 por Lusa

Economia G7

Os líderes do grupo das sete maiores economias mundiais, que estão reunidos em Itália, expressaram preocupação sobre as "políticas e práticas não mercantis", alegando que elas conduzem a "consequências globais, distorções de mercado e excesso de capacidade prejudicial num número crescente de setores".

Segundo um projeto de declaração final da reunião em Itália (que ainda não foi aprovado), o G7 opõe-se ainda às "perigosas" incursões de Pequim no Mar da China Meridional, num contexto de risco de escalada na região "Indo-Pacífico".

"Continuamos a opor-nos à utilização perigosa da guarda costeira e das milícias marítimas pela China no Mar do Sul da China, bem como às suas repetidas obstruções à liberdade de navegação dos países em alto mar", afirmam os chefes de Estado e de Governo, reunidos em Itália.

Segundo o projeto de declaração final da reunião, o G7 apelou também à China para que deixe de fornecer componentes de armamento à Rússia. 

"Apelamos à China para que deixe de transferir [...] componentes de armas e equipamentos que abastecem o setor da defesa russo", afirma-se no projeto de declaração.

A reunião do G7, organização que integra Estados Unidos, França, Alemanha, Japão, Canadá, Reino Unido e Itália, que detém a presidência rotativa da organização, decorre em Puglia, no sul de Itália, e conta com a participação sem precedentes do chefe da Igreja Católica, o papa Francisco, além de chefes de Estado ou de Governo de Brasil, Argélia, Índia, Quénia, Tunísia e Turquia e da Ucrânia.

Leia Também: Papa Francisco com participação sem precedentes na cimeira do G7

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório