Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

BCE. Philip Lane quer política restritiva e descida das taxas em junho

O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, considerou que a instituição deve manter uma política restritiva de taxas de juros este ano, apesar de ser favorável a uma redução em junho.

BCE. Philip Lane quer política restritiva e descida das taxas em junho
Notícias ao Minuto

11:22 - 27/05/24 por Lusa

Economia BCE

Numa entrevista ao Financial Times publicada hoje, Lane afirmou que, salvo grandes surpresas, o BCE irá baixar as taxas de juro em junho, embora a partir daí seja "difícil e gradual", pelo que a sua política deverá manter-se restritiva ao longo do ano.

"A magnitude da inflação que ainda se regista nos serviços e na inflação interna significa claramente que temos de ser restritivos este ano, porque temos de garantir que as pressões de custos ainda significativas não se repercutem demasiado nos aumentos de preços", afirmou.

Quanto à subida dos salários na zona euro, que aumentaram 4,69% em termos homólogos entre janeiro e março, Lane disse que já tinham antecipado esta tendência e que os dados continuam a apontar para um abrandamento, embora os salários só venham a normalizar em 2026.

"De uma forma mais geral, estávamos a dizer que a inflação vai aumentar este ano e que os salários também vão aumentar em certa medida. Mas há uma tendência de queda, embora basicamente haja flutuações em torno dessa tendência", disse.

Leia Também: Euro sobe após declarações de dirigente do BCE

Recomendados para si

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório