Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
27º
MIN 14º MÁX 27º

Lucros da Semapa caem 15,4% para 48,2 milhões no primeiro trimestre

A Semapa registou, no primeiro trimestre deste ano, lucros atribuíveis a acionistas de 48,2 milhões de euros, uma queda de 15,4% em termos homólogos, adiantou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Lucros da Semapa caem 15,4% para 48,2 milhões no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

22:55 - 24/05/24 por Lusa

Economia Semapa

"O aumento do EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) não conseguiu compensar a redução do resultado financeiro e o aumento das amortizações do exercício", disse a empresa, na mesma nota.

O volume de negócios consolidado do grupo subiu 5,9% no primeiro trimestre, para 715,2 milhões de euros, indicou a empresa.

"No período em análise, foram gerados 536,4 milhões de euros na Navigator (pasta e papel), 163,2 milhões de euros na Secil (cimento) e 15,8 milhões de euros nos outros negócios", disse a Semapa.

Já "as exportações e vendas no exterior no mesmo período ascenderam a 537,6 milhões de euros, o que representa 75,2% do volume de negócios", refere.

Segundo a Semapa, o EBITDA do trimestre atingiu 170,7 milhões de euros, uma subida de 2,4%, em termos homólogos, indicou o grupo.

Segundo a empresa, "o valor dos investimentos em ativos fixos realizado no primeiro trimestre de 2024 situou-se em aproximadamente 71,1 milhões de euros", face aos 60,6 milhões de euros no período homólogo, "destacando-se a Navigator com 40,7 milhões de euros (dos quais cerca de 13 milhões de euros são investimentos em ambiente ou de cariz sustentável) e a Secil com 26,2 milhões de euros (dos quais cerca de 5 milhões de euros relativos ao aumento da capacidade de produção de clínquer da fábrica de Adrianópolis)".

Segundo a Semapa, na ETSA "foi dada continuidade ao investimento na construção de uma nova unidade fabril em Coruche na qual se pretende produzir uma gama de produtos substancialmente mais 'premium' do que a gama atual, fruto do forte investimento em inovação, designada ETSA ProHy, e na Triangle's prosseguiu-se com a execução do aumento da capacidade de produção de quadros para 'e-bikes'".

"No final do 1.º trimestre de 2024, a dívida líquida remunerada consolidada atingiu 973,5 milhões de euros, inferior em 38,5 milhões de euros relativamente ao final de 2023", disse o grupo.

Leia Também: AG da Semapa vota em participação nos lucros a colaboradores e gestores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório