Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 26º

Guindos acredita que corte de 0,25 pontos das taxas pelo BCE é "prudente"

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, acredita que um corte de 25 pontos base nas taxas de juro em junho seria "uma abordagem prudente".

Guindos acredita que corte de 0,25 pontos das taxas pelo BCE é "prudente"
Notícias ao Minuto

11:45 - 23/05/24 por Lusa

Economia BCE

"Temos sido muito transparentes quanto à decisão a tomar na reunião de junho. E estamos a adotar uma abordagem cautelosa, o que seria a favor de uma redução de 25 pontos de base", disse numa entrevista ao Oberösterreichische Nachrichten.

As taxas de juro da zona euro estão em 4,5% desde 20 de setembro, altura em que o BCE as aumentou em 25 pontos base para níveis que posteriormente manteve em cinco reuniões consecutivas.

Guindos afirmou ainda que, de momento, o BCE não tomou qualquer decisão sobre o número de reduções das taxas de juro nem sobre a dimensão das mesmas, uma vez que existe "um grande grau de incerteza" e que vão esperar para ver "como evoluem os dados económicos".

Em todo o caso, explicou que o seu cenário de base não é que as taxas voltem a subir nos próximos meses e que tudo dependerá da evolução da inflação, que acredita que irá flutuar a curto prazo e depois convergir de forma constante para o objetivo de 2% em 2025.

Leia Também: Endividamento da economia acelera para 801,7 mil milhões em março

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório