Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
28º
MIN 17º MÁX 30º

Preços do GPL engarrafado acima da estimativa do regulador em abril

Os preços do GPL (gás de petróleo liquefeito) engarrafado ficaram, em abril, entre 2,3% e 4,0% acima da estimativa da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), anunciou hoje o regulador.

Preços do GPL engarrafado acima da estimativa do regulador em abril
Notícias ao Minuto

13:33 - 21/05/24 por Lusa

Economia ERSE

De acordo com o relatório mensal da supervisão de preços de GPL engarrafado, verificou-se "na garrafa G26 de propano uma diferença de 4,0%, representando um preço anunciado superior ao preço eficiente em 1,266 euros/garrafa".

Por sua vez, na garrafa G110 de propano a diferença é de 2,3%, com um preço anunciado superior ao eficiente em 2,560 euros por garrafa.

Já na garrafa de G26 de butano há uma disparidade de 3,1%, sendo o preço anunciado superior ao preço eficiente em 1,000 euros por garrafa.

O preço eficiente corresponde ao valor médio mensal determinado pela ERSE, que tem em conta componentes como o preço do GPL nos mercados internacionais, a logística primária, a componente de retalho e outras parcelas relativas ao frete marítimo.

O preço anunciado, por seu turno, resulta da média dos preços reportados no Balcão Único da Energia pelos operadores com volume de negócios superior a 1.000 garrafas por ano.

No documento, o regulador da energia sublinhou que, no último mês, se verificou uma "tendência decrescente nas cotações internacionais do propano e do butano, representando uma diminuição aproximada de 8,4% e 22,7% para o propano e para o butano, respetivamente".

No que diz respeito aos últimos quatro meses, a ERSE nota que os preços anunciados têm apresentado, "regra geral, um desvio positivo" face aos preços eficientes.

"Porém, considerando as margens máximas, verificaram-se, genericamente, desvios negativos nas várias tipologias de garrafas", nota.

Segundo a ERSE, no mês de maio, e refletindo já a trajetória de descida nas cotações dos mercados internacionais, os preços eficientes são de 29,65 euros para a garrafa de G26 de propano, menos 2,67% face a abril, de 106,39 euros para a garrafa G110 de propano, uma descida de 3,11%, e de 29,23 euros para a garrafa G26 de butano, o que representa uma descida de 7,07%.

Leia Também: Consumo de combustíveis desceu 0,1 % em fevereiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório