BCE mantém limite máximo dos depósitos dos governos

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter o limite máximo de certos tipos de depósitos governamentais na taxa de juro de referência EuroSTR menos 20 pontos base, informou hoje a instituição em comunicado.

Notícia

© Reuters

Lusa
17/04/2024 12:26 ‧ 17/04/2024 por Lusa

Economia

BCE

 

O BCE ajustou o limite máximo de remuneração destes depósitos em 01 de maio de 2023, o que também alterou a remuneração dos depósitos detidos no âmbito dos serviços de gestão de reservas do Eurosistema (ERSM).

No entanto, um pequeno número destes depósitos ainda não está alinhado com esta taxa e terá de o fazer a partir de 01 de dezembro.

A este respeito, aplicar-se-ão exceções, em particular aos depósitos não relacionados com a política monetária detidos no sistema TARGET para fundos de garantia e contas pré-financiadas por infraestruturas do mercado financeiro domiciliadas no Espaço Económico Europeu, que serão remunerados à taxa de câmbio oficial do euro.

O BCE assegurou que este novo regime deverá manter os incentivos para que os detentores destes depósitos os reduzam de forma "gradual e ordenada" e, a longo prazo, os mantenham em níveis relativamente baixos.

Leia Também: João Félix e João Cancelo reagem a queda do Barcelona... a preto e branco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas