Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

BCE mantém limite máximo dos depósitos dos governos

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter o limite máximo de certos tipos de depósitos governamentais na taxa de juro de referência EuroSTR menos 20 pontos base, informou hoje a instituição em comunicado.

BCE mantém limite máximo dos depósitos dos governos
Notícias ao Minuto

12:26 - 17/04/24 por Lusa

Economia BCE

O BCE ajustou o limite máximo de remuneração destes depósitos em 01 de maio de 2023, o que também alterou a remuneração dos depósitos detidos no âmbito dos serviços de gestão de reservas do Eurosistema (ERSM).

No entanto, um pequeno número destes depósitos ainda não está alinhado com esta taxa e terá de o fazer a partir de 01 de dezembro.

A este respeito, aplicar-se-ão exceções, em particular aos depósitos não relacionados com a política monetária detidos no sistema TARGET para fundos de garantia e contas pré-financiadas por infraestruturas do mercado financeiro domiciliadas no Espaço Económico Europeu, que serão remunerados à taxa de câmbio oficial do euro.

O BCE assegurou que este novo regime deverá manter os incentivos para que os detentores destes depósitos os reduzam de forma "gradual e ordenada" e, a longo prazo, os mantenham em níveis relativamente baixos.

Leia Também: João Félix e João Cancelo reagem a queda do Barcelona... a preto e branco

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório