Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Polémica à parte, de quanto será (afinal) a redução do IRS?

Os 1.500 milhões de euros de alívio no IRS referidos pelo primeiro-ministro na quinta-feira não vão somar-se aos cerca de 1.300 milhões de euros de redução do IRS inscritos no Orçamento do Estado para 2024 e já em vigor.

Polémica à parte, de quanto será (afinal) a redução do IRS?
Notícias ao Minuto

07:25 - 15/04/24 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

A polémica estalou no final da semana passada: afinal, a redução global de 1.500 milhões de euros prevista para o IRS já inclui a que está incluída no Orçamento do Estado para (2024), o que significa que o Executivo de Luís Montenegro só adicionará uma diminuição de 200 milhões

O esclarecimento foi dado pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, que motivou várias críticas por parte dos partidos políticos

O governante esclareceu assim que os 1.500 milhões de euros de alívio no IRS referidos pelo primeiro-ministro na quinta-feira, no início do debate do programa do Governo, não vão somar-se aos cerca de 1.300 milhões de euros de redução do IRS inscritos no OE2024 e já em vigor.

"Embuste" e "fraude"? Afinal, descida do IRS vai rondar os 200 milhões

O Partido Socialista e o Bloco de Esquerda reagiram a este desagravamento em sede de IRS, que o Governo quer aprovar já na reunião do Conselho de Ministros da próxima semana. Afinal, a redução do IRS que o Executivo vai aprovar representa cerca de 200 milhões de euros.

Notícias ao Minuto com Lusa | 09:48 - 13/04/2024

Confrontado, numa entrevista à RTP, com o facto de o "mérito da redução do IRS ser em grande parte devido à medida já em vigor (e tomada pelo anterior governo) e de a nova redução que agora vai ser aprovada corresponder a cerca de 200 milhões de euros, Miranda Sarmento confirmou que o valor adicional do alívio fiscal será dessa ordem de grandeza, mas reivindicou para o seu Executivo o "mérito" da medida.

"Não. O mérito é deste Governo que vai baixar ainda mais [o imposto] e vai baixar para todos os escalões de rendimento, com exceção do último, e portanto abrange muito mais contribuintes", afirmou o ministro.

Sobre o valor exato de redução adicional que está em causa - face às medidas já inseridas no OE2024 de atualização dos escalões, redução de taxas e subida do mínimo de existência - Miranda Sarmento referiu que a medida ainda está a ser calibrada e que "será mais do que 200 milhões de euros", sem precisar.

Este desagravamento em sede de IRS que o Governo quer aprovar já na reunião do Conselho de Ministros desta semana vai ser refletido de imediato nas tabelas de retenção na fonte.

IRS vai baixar? Para quem? Quando? Cinco questões sobre a medida

IRS vai baixar? Para quem? Quando? Cinco questões sobre a medida

Fique a par de tudo o que se sabe sobre a anunciada redução do IRS.

Beatriz Vasconcelos | 07:22 - 12/04/2024

Leia Também: Redução do IRS? "Aplica-se a todos os rendimentos do ano"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório