Governo italiano revê em baixa previsão de crescimento para 1% em 2024

O Governo italiano reviu hoje em baixa as suas previsões de crescimento para este ano, apontando para 1%, em vez de 1,2%, anunciou o ministro da Economia, Giancarlo Giorgetti.

itália bandeira

© Reuters

Lusa
09/04/2024 14:38 ‧ 09/04/2024 por Lusa

Economia

Economia

 

Pub">

Para 2025, o Governo liderado por Giorgia Meloni espera que o crescimento fique em 1,2%, quando em setembro tinha antecipado 1,5%, segundo o roteiro económico para os próximos anos aprovado em conselho de ministros.

Apesar de serem menos ambiciosas do que as anteriores, as previsões de crescimento continuam acima do que tem sido antecipado pelo Banco de Itália, que antevê um aumento do PIB de apenas 0,6% em 2024. A Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) avançaram com previsões de 0,7%.

De acordo com as mesmas previsões governamentais, o défice público deve ficar em 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 e 3,7% em 2025, uma melhoria em relação aos 7,2% registados em 2023.

Pelo contrário, a dívida pública italiana continuará a subir, aumentando para 137,8% do PIB este ano, para 138,9% no próximo e para 139,8% em 2026, uma evolução mais contida do que a prevista em setembro, que fixava a dívida pública em 2026 em 140,1%.

Em 2023, a dívida pública atingiu 137,3% do PIB e, segundo o ministro, pode começar a descer a partir de 2026.

Leia Também: EUA transferem para Kyiv armas e munições apreendidas ao Irão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas