Já escolheu a quem vai 'doar' parte do seu IRS? É assim que funciona

Para que possa haver consignação de 0,5% do imposto é necessário que o contribuinte assinale na sua declaração de IRS o NIF da entidade a quem pretende atribuir aquele montante.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
30/03/2024 08:32 ‧ 30/03/2024 por Notícias ao Minuto

Economia

IRS

O número de entidades a quem os contribuintes podem atribuir 0,5% do seu IRS ou doar o benefício fiscal do IVA voltou a aumentar este ano, superando as 5.000, segundo a lista disponível no Portal das Finanças. Sabe como funciona? 

De acordo com a Autoridade Tributária (AT), a consignação consiste em atribuir a uma instituição:

  • 0,5% do imposto destinado ao Estado;
  • o valor da dedução por exigência do IVA suportado por qualquer membro do agregado familiar;

Leia Também: Já escolheu a quem vai doar 0,5% do seu IRS? Há mais de 5.000 candidatas

O Fisco explica que, "se optar por consignar o valor do IVA perde o direito à respetiva dedução à coleta uma vez que esse valor será entregue à entidade indicada". 

Para que possa haver consignação de 0,5% do imposto é necessário que o contribuinte assinale na sua declaração de IRS o NIF da entidade a quem pretende atribuir aquele montante.

"Quando consigna o seu IRS tem a possibilidade de escolher a quem quer dar uma parte dos seus impostos", adianta ainda a AT.

Leia Também: Entrega do IRS está mesmo à porta. Fisco recorda dois pontos importantes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas