Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

Há já "várias denúncias". Esteja atento aos "financiamentos manobrados"

DECO recebeu "várias denúncias de consumidores que se viram confrontados com contratos de cartões de crédito que, na realidade, pensavam tratar-se de um crédito ao consumo".

Há já "várias denúncias". Esteja atento aos "financiamentos manobrados"
Notícias ao Minuto

10:33 - 25/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia DECO

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) alertou, esta segunda-feira, para os "financiamentos manobrados", no seguimento de várias denúncias de consumidores que se viram confrontados com contratos de cartões de crédito que, na realidade, pensavam tratar-se de um crédito ao consumo.

"Face à situação atual de crise, muitos consumidores são obrigados a recorrer ao financiamento para comprar artigos de valor avultado ou para ter acesso a determinada prestação de serviço. A maioria desses consumidores julgam estar a subscrever um comum crédito ao consumo, mas, na verdade, estão a celebrar um contrato de cartão de crédito", explica a DECO. 

Segundo os relatos, "não é explicado o tipo de crédito que se está a contratar, sendo que o colaborador da empresa em questão nada esclarece e o valor desse crédito corresponde ao exato montante da compra".

"Os problemas dos consumidores surgem quando se deparam com a dificuldade em terminar esse contrato de crédito na sequência do cancelamento do contrato principal, o de compra e venda ou de prestação de um serviço. Ora, essa situação prejudica os interesses e direitos dos consumidores, uma vez que deixam de beneficiar do regime jurídico dos contratos de crédito ao consumo", explica a DECO. 

A DECO adianta que "já denunciou esta situação ao Banco de Portugal e continua a acompanhar o assunto, tendo em vista a salvaguarda dos interesses dos consumidores".

Além disso, deixa quatro conselhos: 

  1. Na hora de contratar,  leia com atenção o contrato e coloque todas as dúvidas antes de assinar;
  2. Caso haja um financiamento saiba que tem direito à ficha de informação normalizada (FIN), que descreve de forma simples as principais características do financiamento;
  3. Avalie o impacto da prestação mensal do crédito no orçamento familiar;
  4. Não assine por impulso ou sob pressão.

Leia Também: Lucros dos cinco maiores bancos portugueses dispararam. Qual liderou?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório