Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Fatura 'pesa' muito? Quatro dicas para escolher o melhor tarifário móvel

Fique a par destas recomendações.

Fatura 'pesa' muito? Quatro dicas para escolher o melhor tarifário móvel
Notícias ao Minuto

08:33 - 25/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia Telecomunicações

Se a fatura das telecomunicações está a representar um 'peso' elevado na sua carteira, esta notícia é para si. De acordo com a DECO PROteste, mesmo que só queira escolher ou alterar um tarifário de telemóvel, deve ter em conta os restantes serviços incluídos nos pacotes de telecomunicações.

Como escolher o melhor tarifário móvel? Fique a par de quatro dicas da organização de defesa do consumidor: 

1) Compare preços de pacotes vs. tarifários separados

"Antes de optar, vai precisar de comparar preços dos pacotes com todos os serviços que quer (incluindo o telemóvel) e as muitas combinações de tarifários com telemóvel à parte. A melhor forma de escolher o melhor tarifário em pacote é usar o simulador da DECO PROteste."

2) Liberdade para mudar? Mantenha os serviços fixos e móveis separados

"Mudar os serviços fixos é bem mais fácil se não tiver números de telemóvel associados. Se quer maior liberdade para mudar, é melhor manter o telemóvel fora do pacote global. Assim, não terá de se preocupar com a portabilidade de números e as janelas de indisponibilidade do serviço. Normalmente, o processo é rápido, mas a interrupção pode ir até três horas."

3) De quantos cartões precisa? 

"Não pense no serviço de forma individual. Tenha em conta todos os outros serviços e elementos do agregado familiar para os quais ainda paga os consumos. Estar tudo no mesmo pacote nem sempre é garantia de melhor preço. Há um custo implícito associado ao primeiro cartão móvel já incluído no pacote que é mais alto do que o preço dos cartões adicionais. Por exemplo, num pacote que custa 51,99 euros por mês, com um cartão incluído, o custo implícito deste primeiro cartão situa-se entre os 16 euros e os 20,50 euros, porque é esta a diferença de preço face ao custo de um pacote com os mesmos serviços mas sem o telemóvel incluído. Ora este valor é mais elevado do que o custo dos cartões adicionais (15 euros).  O melhor é comparar sempre o custo total dos serviços fixos e móveis contratados à parte com o custo total do pacote já com os serviços móveis incluídos. Analise as várias opções existentes.

4) Verifique a cobertura de rede

"Antes de contratar o serviço fixo vai ter de saber se há cobertura de rede na morada onde quer instalá-lo. Para tal, comece por consultar o motor de busca de cobertura do serviço de cada operador (quando disponível). A informação não é pública e está na posse de cada operador, sendo necessária a sua morada completa, incluindo número de porta. Com frequência, o operador pede para o contactar com o intuito de averiguar a sua situação concreta." 

Leia Também: Operadoras espanholas ainda não receberam ordem para suspender Telegram

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório