Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

"Vítor Bento é um grande profissional, desejo-lhe felicidades"

O presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), José de Matos, elogiou hoje o novo líder do Banco Espírito Santo (BES), Vítor Bento, apontando para o seu profissionalismo e manifestando votos de sucesso no desafio que tem pela frente.

"Vítor Bento é um grande profissional, desejo-lhe felicidades"
Notícias ao Minuto

12:53 - 21/07/14 por Lusa

Economia José de Matos

"Vítor Bento é um grande profissional e desejo-lhe as maiores felicidades", disse à agência Lusa o presidente do banco público, à margem de um evento em Lisboa.

José de Matos realçou que é "muito amigo" do novo presidente executivo do BES, com quem se cruzou durante vários anos no Banco de Portugal, onde ambos exerceram funções.

Antes, o presidente da CGD tinha já assegurado que está "tranquilo" relativamente à exposição do banco público ao Grupo Espírito Santo (GES), do qual o BES é o principal ativo, e que rondará os 300 milhões de euros, segundo tem vindo a público pela imprensa.

"Os decisores políticos têm razões para estar tranquilos. Eu estou tranquilo", afirmou, depois de questionado sobre as preocupações manifestadas pelos partidos da oposição quanto a esta matéria.

Ainda assim, o presidente da CGD admitiu que a entidade que lidera poderá vir a sentir algum impacto com o processo de reestruturação em curso no GES, que vive um momento conturbado e revela dificuldades em cumprir as suas obrigações financeiras, mas realçou que está a trabalhar para minimizar esses efeitos.

"A CGD lidará com esta situação como lida com todas as situações em que há risco de incumprimento", disse o responsável, escusando-se a revelar os montantes exatos da exposição do banco estatal ao GES.

Nas últimas semanas, foram sendo tornados públicos vários problemas em empresas da área não financeira do GES, que têm levantado receios de contágio ao BES, cuja gestão acabou de mudar de mãos.

O novo presidente executivo do BES, Vítor Bento, que substituiu o líder histórico Ricardo Salgado, disse a 14 de julho, dia em que entrou em funções, que a prioridade no banco é "reconquistar a confiança dos mercados" e pôr fim à especulação.

O Banco de Portugal já veio várias vezes a público garantir a solidez financeira do BES, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, também já tranquilizou os depositantes do banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório