Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Queixas dos clientes dos bancos moçambicanos duplicam para quatro por dia

Os clientes dos bancos moçambicanos apresentaram, em média, quatro reclamações por dia contra as instituições do sistema financeiro no segundo semestre de 2023, o dobro dos primeiros seis meses, segundo dados do Banco de Moçambique consultados pela Lusa.

Queixas dos clientes dos bancos moçambicanos duplicam para quatro por dia
Notícias ao Minuto

07:41 - 12/02/24 por Lusa

Economia Moçambique

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI), controlado pelo grupo Caixa Geral de Depósitos, e o Millennium Banco Internacional de Moçambique (BIM), do grupo português BCP, totalizaram, respetivamente 209 e 169 queixas, do total de 741 reclamações recebidas no banco central, mas são também as duas únicas classificadas com mais de um milhão de clientes no país.

Assim, BCI e Millennium BIM apresentaram um índice de reclamações (queixas por cada 100 mil clientes), respetivamente, de 9,15 e 8,58.

Em causa, segundo a análise global do Banco de Moçambique, estão sobretudo queixas sobre contas bancárias, créditos, máquinas ATM, operações cambiais, moeda eletrónica a transferências, entre outras.

Nos primeiros seis meses de 2023, segundo dados anteriores, os clientes do sistema financeiro moçambicano tinham apresentado um total de 349 reclamações no banco central, correspondente a uma média de duas por dia.

Ainda segundo os dados do segundo semestre de 2023, os três bancos classificados com 200 mil a um milhão de clientes, os sul-africanos Absa e Standard Bank, juntamente com o Moza Banco, somaram respetivamente 28 queixas (índice 12,7), 51 (9,8) e 30 (12,3) reclamações.

A lista do Banco de Moçambique integra queixas relativas a 24 instituições de crédito e sociedades financeiras, entre as quais 14 bancos, seis microbancos, duas cooperativas e duas instituições de moeda eletrónica.

Leia Também: Bancários em protesto acusam bancos de ganhar "milhões" e pagar "tostões"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório