Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 29º

Esta é a importância de comunicar o agregado familiar (segundo o Fisco)

Fique a par.

Esta é a importância de comunicar o agregado familiar (segundo o Fisco)
Notícias ao Minuto

08:51 - 07/02/24 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

A comunicação do agregado familiar, para efeitos do IRS, deve ser feita através do Portal das Finanças até ao dia 15 de fevereiro e, segundo a Autoridade Tributária (AT), é importante fazê-lo por vários motivos. 

"A comunicação adequada das alterações ao agregado familiar permite facilitar o processo de confirmação do IRS automático e de preenchimento da declaração de rendimentos, e possibilita apresentar a sua concreta situação pessoal e familiar, relevante para o seu IRS", pode ler-se num documento do Fisco sobre o tema.

Significa isto que "esta informação serve para que a AT possa apresentar de forma adequada os rendimentos e deduções que vão ser considerados na declaração".

"A correção da informação comunicada permite uma interação mais simplificada quando da entrega das declarações, enquanto que a incorreção ou incoerência dos elementos comunicados pode vir a impossibilitar a entrega da declaração de acordo com a sua situação pessoal e familiar (a 31 de dezembro do ano anterior)", adianta a AT.

E mais: "A comunicação do agregado familiar é ainda importante, mesmo em caso de dispensa de entrega da declaração de rendimentos, para efeitos de atribuição de tarifas sociais".

Leia Também: IRS. Já comunicou o agregado familiar ao Fisco? Prazo está quase a acabar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório