Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Produção da Galp Energia aumenta quase 10%

A produção total de energia pela Galp aumentou quase 10% no segundo trimestre deste ano face ao mesmo período do ano passado, tendo atingido os 25,7 milhões de barris, anunciou hoje a empresa.

Produção da Galp Energia aumenta quase 10%
Notícias ao Minuto

09:19 - 14/07/14 por Lusa

Economia Segundo trimestre

Em comunicado hoje divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a petrolífera portuguesa refere que a produção média "working interest" (bruta) aumentou 9,7% nos meses de abril a junho, face ao mesmo trimestre de 2013, mas registou uma queda em relação ao trimestre anterior.

Na comparação com os primeiros três meses deste ano, a produção da Galp Energia caiu 8,5%, na sequência da finalização, em abril, de testes de longa duração nas áreas de Lula Central e de Lula Sul, em Bacia dos santos, Brasil.

Também a produção 'net entitlement', ou seja, aquela que a Galp tem de facto direito, apresentou um crescimento, de acordo com as estimativas avançadas pela empresa.

A produção 'net entitlement' - que tem impacto integral nas contas da Galp Energia, uma vez que é a produção a que a empresa tem direito após o pagamento de imposto aos países onde as concessões se localizam -- aumentou 12,6% em relação ao mesmo trimestre de 2013, embora tenha registado uma descida de 11% face ao primeiro trimestre.

De acordo com a petrolífera, tanto o crude processado como as vendas e as exportações sofreram quedas no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período de 2013, devido ao impacto da paragem da refinaria de Sines em março e abril passados para fazer manutenção.

Segundo as contas preliminares hoje divulgadas, o processamento de crude desceu 22,5%, as vendas diretas caíram 6,2% e as exportações foram reduzidas em 21,5%.

Já em relação ao trimestre anterior, ou seja de janeiro a março, o documento mostra um crescimento dos três valores: o crude aumentou 4,4%, as vendas diretas 4,1% e as exportações 47,3%.

A empresa adiantou ainda que as vendas de gás cresceram 25,4% relativamente ao que se registava no período homólogo de 2013, mas as de eletricidade caíram 11,4%.

Segundo a empresa, o valor médio do "dated Brent" no segundo trimestre deste ano foi de 109,7 dólares por barril, mais 7,1% do que no período homólogo de 2013 e 1,3% do que no trimestre anterior.

A Galp Energia apresenta os seus resultados referentes segundo trimestre no dia 28 de julho, sendo que os dados hoje divulgados são apenas preliminares, podendo sofrer alterações até essa data.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório