Portugal conseguiu, este ano, a melhor avaliação de risco da dívida pública em 12 anos, de acordo com a informação divulgada pelo Ministério das Finanças, esta terça-feira.
"Em 2023, Portugal conseguiu a melhor avaliação de risco da dívida pública em 12 anos. A sucessão de avaliações positivas confirma a relevância da redução de dívida promovida pelo Governo. O regresso ao grupo das economias com menor risco da dívida traduz-se em juros mais baixos", pode ler-se numa publicação da tutela na rede social X.
O Ministério tutelado por Fernando Medina adianta que, "em outubro, a dívida pública em valor nominal recuou para o mínimo de quase dois anos".
"No final do ano o seu peso no PIB será inferior a 103%. Este contexto tem suportado a trajetória de subida da notação de risco, estando em patamares 'A' por três agências: Moodys, Fitch e DBRS", pode ler-se na mesma publicação.
Em outubro a dívida pública em valor nominal recuou para o mínimo de quase 2 anos. No final do ano o seu peso no #PIB será inferior a 103%. Este contexto tem suportado a trajetória de subida da notação de risco, estando em patamares “A” por três agências: #Moodys, #Fitch e #DBRS. pic.twitter.com/PDhy3vmlM5
— Finanças (@pt_financas) December 5, 2023
Leia Também: Governo define regime jurídico da pesca por envolvente-arrastante