Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 16º

Consumo no Natal penaliza a carteira? Este simulador ajuda nas contas

Conheça esta ferramenta e saiba como é que pode ajudar.

Consumo no Natal penaliza a carteira? Este simulador ajuda nas contas
Notícias ao Minuto

09:37 - 04/12/23 por Notícias ao Minuto

Economia finanças pessoais

Por norma, no Natal há mais consumo e isso pode significa um aumento das despesas e, por consequência, colocar em causa a situação financeira de algumas famílias. Contudo, é possível contornar esta questão, através de uma gestão planeada e organizada dos gastos.

É aqui que entra a importância de um simulador do orçamento familiar, que pode ajudar a controlar melhor o dinheiro que entra no agregado familiar e aquele que sai. 

"As comemorações do Natal e da Passagem de Ano podem muitas vezes significar um aumento do consumo. Organize o seu orçamento e pondere bem as suas despesas", explica o portal de literacia financeira Todos Contam. 

O simulador disponibilizado pelo mesmo portal "é uma ferramenta de apoio à elaboração do orçamento familiar", que "permite calcular a diferença entre rendimentos e despesas", bem como "avaliar o peso dos encargos financeiros no total dos rendimentos (taxa de esforço)".

"Para obter resultados corretos é importante que os valores inseridos em cada rubrica sejam o mais exatos possível. Quanto mais rigorosos os dados introduzidos, mais realistas e úteis serão os resultados obtidos. Os rendimentos ou despesas cujo valor exato não é conhecido devem ser estimados e considerados pelo valor que se admite mais se aproxima do real", é explicado. 

Leia Também: Doar dinheiro. Quando é que tem de declarar ao Fisco? E pagar imposto?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório