Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 16º

Orçamento angolano para 2024 será votado na globalidade a 12 de dezembro

A proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) angolano para o exercício económico de 2024 vai à votação final global no dia 12 de dezembro, anunciou hoje o secretário de mesa da Assembleia Nacional (parlamento).

Orçamento angolano para 2024 será votado na globalidade a 12 de dezembro
Notícias ao Minuto

17:03 - 29/11/23 por Lusa

Economia Orçamento

De acordo com Manuel Dembo, a decisão foi adotada hoje na conferência dos presidentes dos grupos parlamentares, orientada pela presidente do órgão legislativo Carolina Cerqueira.

A proposta do OGE 2024, aprovada na generalidade em 16 de novembro apenas com votos favoráveis do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder desde 1975), fixa despesas e estima receitas globais de 24,7 bilhões de kwanzas (27,9 mil milhões de euros).

O documento, agora em discussão pelas comissões de especialidade do parlamento angolano, estima que a produção petrolífera, incluindo a produção de gás, neste ano deve cair 2,6% e prevê crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2,8%.

Pelo menos 57,8% do total da despesa deste OGE 2024, ou seja 14,3 bilhões de kwanzas (16 mil milhões de euros), será alocado ao serviço da dívida pública, interna e externa, como refere o relatório de fundamentação da proposta do Governo angolano.

A conferência dos presidentes dos grupos parlamentares aprovou ainda a agenda da plenária de 07 de dezembro próximo, onde serão discutidas na generalidade as propostas de lei sobre o Regime Jurídico dos Fundos Públicos, sobre Mineração em Criptomoedas, sobre Atividades de Jogos, Mediação de Seguros e Combate ao Contrabando de Produtos Petrolíferos.

Na plenária agendada para 07 de dezembros, os deputados angolanos vão ainda votar o pedido de resolução de autorização legislativa que autoriza do Presidente angolano a legislar sobre a Pauta Aduaneira dos Direitos de Importação e Exportação.

Leia Também: Kwanza mantém-se volátil nos próximos cinco anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório