Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

CGTP marca manifestação nacional para novembro pelo aumento dos salários

A CGTP anunciou hoje uma ação de luta geral pelo aumento dos salários, que arranca no dia 25 de outubro e culmina com uma manifestação nacional em 11 de novembro, em Lisboa e no Porto.

CGTP marca manifestação nacional para novembro pelo aumento dos salários
Notícias ao Minuto

21:19 - 10/10/23 por Lusa

Economia CGTP

As ações de luta foram decididas após a reunião de hoje do Conselho Nacional da CGTP, em Lisboa.

Segundo um comunicado divulgado pela intersindical, a CGTP decidiu levar a cabo a ação "Luta Geral pelo Aumento dos Salários!", entre os dias 25 de outubro e 11 de novembro, com a realização de plenários, concentrações, paralisações e greves, nos locais de trabalho de todos os setores, em todo o país.

O objetivo é mobilizar os trabalhadores para a "discussão, assunção e luta em torno da exigência do aumento geral e significativo dos salários e das suas reivindicações concretas".

Foi ainda decidida a realização de uma manifestação nacional para 11 de novembro, em Lisboa e no Porto, "Pelo Aumento dos Salários|Contra o Aumento do Custo de Vida", para mobilizar "os trabalhadores e as famílias, os reformados e pensionistas, os jovens e outras camadas da população, para saírem à rua pelo aumentos dos salários e pensões, o direito à habitação, o direito à saúde e o SNS, a defesa e fortalecimento dos serviços públicos, na exigência de um outro rumo para país".

A CGTP defende que "é urgente mudar de rumo" e exige o aumento geral dos salários em pelo menos 15%, com a garantia de um mínimo de 150 euros.

"É uma emergência nacional e um elemento fundamental para melhorar de imediato as condições de vida dos trabalhadores e garantir o futuro do país", afirma a intersindical liderada por Isabel Camarinha.

A fixação do salário mínimo nacional nos 910 euros em janeiro de 2024, atingindo os 1.000 euros nesse ano, é outra das reivindicações da CGTP.

Leia Também: Orçamento é "pobre" e "altamente preocupante" para as empresas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório