Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Aeroporto? "Não existe possibilidade de nos convertermos em políticos"

A coordenadora da Comissão Técnica Independente (CTI) para o estudo da expansão aeroportuária de Lisboa quer tranquilizar o Presidente da República salientando que "não existe qualquer possibilidade" de os especialistas que a compõem se converterem em políticos.

Aeroporto? "Não existe possibilidade de nos convertermos em políticos"
Notícias ao Minuto

06:58 - 29/09/23 por Lusa

Economia Aeroporto de Lisboa

Em declarações à Lusa, Rosário Partidário comentou as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, no Algarve, tendo o Presidente dito que "encontrada aquela solução que os sistemas políticos encontram quando não querem ter a responsabilidade das decisões, que é a de encarregar os técnicos de tomarem as decisões políticas, (...) é de esperar que os técnicos não se convertam em políticos e não venham ter as angústias existenciais que os políticos quiseram evitar entregando o assunto aos técnicos".

"Eu queria aproveitar para tranquilizar o Presidente da República e dizer que não existe qualquer possibilidade de nós nos convertermos em políticos", assegurou.

"Nós somos uma comissão técnica, não temos qualquer angústia existencial em relação àquilo que possa ser o desafio da esfera política, pretendemos entregar o nosso trabalho do ponto de vista daquilo que são as várias dimensões estratégicas em relação aos vários temas com que estamos a trabalhar", referiu.

"Tivemos toda a liberdade do ponto de vista político", assegurou, agradecendo ao primeiro-ministro, António Costa, pelo "facto de não só ter tido a coragem de avançar com esta avaliação", mas pela liberdade que deu à CTI neste âmbito.

A coordenadora da entidade disse ainda que os trabalhos estão a decorrer dentro dos prazos estabelecidos.

"O objetivo, justamente como está previsto na nossa programação" passa por "no final deste trimestre, iniciarmos, portanto, a divulgação daquilo que são os resultados finais da nossa avaliação", indicou.

Rosário Partidário assegurou que "antes mesmo do final do ano, aquilo que são as principais conclusões serão conhecidas", sendo que irá existir um período de consulta pública até se fechar completamente o relatório e depois o entregarem ao Governo no início do ano.

Em 27 de abril, a comissão técnica que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa anunciou nove opções possíveis para o novo aeroporto, que incluem as cinco definidas pelo Governo mais Portela + Alcochete, Portela + Pegões, Rio Frio + Poceirão e Pegões.

Uma resolução do Conselho de Ministros aprovada no ano passado definiu a constituição de uma CTI para analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa (Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém), mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções.

Leia Também: Lisboa. Comissão entregou ao Governo avaliação do atual aeroporto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório