Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Wall Street fecha com ligeira alta adaptada ao discurso do líder da Fed

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje a semana com uma ligeira subida, numa sessão irregular onde o mercado se acomodou ao discurso firme, mas cauteloso, do presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed).

Wall Street fecha com ligeira alta adaptada ao discurso do líder da Fed
Notícias ao Minuto

22:30 - 25/08/23 por Lusa

Economia Bolsa de Nova Iorque

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,73%, o tecnológico Nasdaq valorizou 0,94% e o alargado S&P500 subiu 0,67%.

"O tom geral do discurso de Jerome Powell em Jackson Hole, Wyoming, onde está a decorrer uma reunião dos banqueiros centrais, foi de otimismo cauteloso aliado a uma determinação clara de que não correremos quaisquer riscos na evolução da inflação", realçou Ian Shepherdson, economista-chefe da Pantheon Macroeconomics.

O presidente da Reserva Federal norte-americana disse que o banco central pode continuar a "subir as taxas de juro se for necessário" e manter uma "política monetária restritiva" para controlar a inflação.

"Estamos preparados para aumentar ainda mais as taxas de juro, se for necessário, e temos a intenção de manter a política monetária num nível restritivo até termos a certeza que a inflação está a diminuir de forma sustentável em direção ao nosso objetivo", que é 2%, afirmou Jerome Powell.

De acordo com o presidente da Fed, "para colocar a inflação de forma sustentável em 2%, é preciso um período de crescimento económico inferior ao da tendência atual e um abrandamento das condições no mercado de trabalho".

Powell observou que a economia tem crescido mais rapidamente do que o esperado e que os consumidores continuaram a gastar também a um ritmo rápido, tendências que podem manter elevadas as pressões inflacionistas.

"Acho que Powell manteve-se em linha com as expectativas. Ele mantém todas as suas opções sobre a mesa e a evolução das taxas dependerá dos dados económicos", frisou Joe Manimbo, da Convera Financial Services, à agência France-Presse.

Também para Maris Ogg, da Tower Bridge Advisors, o líder da Fed "apenas repetiu o que disse antes e os corretores estão a começar a aceitar o que ele diz, o que significa que tudo depende dos dados".

"É claro que os investidores ficaram assustados antes do discurso", destacou Maris Ogg, referindo-se à queda dos índices no dia anterior.

Ligeiramente no "verde" antes do discurso de Jerome Powell, os índices escorregaram momentaneamente para terreno negativo após o discurso, mas subiram novamente.

No mercado obrigacionista, as taxas a dez anos permaneceram estáveis em 4,23% como no dia anterior. O dólar fortaleceu-se ligeiramente face ao euro (+0,15%).

Todos os setores fecharam no verde, liderados por bens não essenciais (1,1%), energia (1,07%), industrial (0,86%) e tecnologia (0,82%).

Entre as 30 empresas listadas na Dow Jones, os avanços mais notáveis foram da Boeing (2,81%), Intel (2,03%), Salesforce (1,93%) e Johnson & Johnson (1,43%).

Leia Também: Wall Street fecha em baixa antes da conferência de bancos centrais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório