Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Retenção de talento? Portugueses dão nota positiva a estas iniciativas

Conheça as iniciativas de retenção mais valorizadas pelos portugueses.

Retenção de talento? Portugueses dão nota positiva a estas iniciativas
Notícias ao Minuto

13:42 - 23/08/23 por Notícias ao Minuto

Economia Mercado de trabalho

A grande maioria dos portugueses (90%) avalia positivamente as iniciativas de retenção de talento da sua empresa, revela i estudo 'Desenvolvimento Humano, fator chave para o sucesso de Portugal', realizado pelo  Cetelem – BNP Paribas Personal Finance e divulgado esta quarta-feira. 

"A maioria dos portugueses reconhece estas iniciativas e avalia positivamente (90%) as que são levadas a cabo pelo seu empregador para reter talento. No entanto, apenas 12% consideram que a prática de retenção de talento da sua empresa é muito boa", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Ao que indica o mesmo estudo, o "desenvolvimento de competências, os planos de desenvolvimento de carreira e a promoção de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional estão entre as iniciativas de retenção mais valorizadas pelos portugueses".

"Também os programas de reconhecimento do mérito ou a promoção de feedback são exemplos de iniciativas apreciadas. A par destas e dos rendimentos, são destacados como importantes a atribuição de benefícios (40%) ou a flexibilidade de horário (38%)", pode ainda ler-se. 

No que diz respeito a benefícios, o acesso a refeitório (33%), dias de férias extra além dos definidos por lei (31%) e os Planos ou Seguros de saúde (20%) estão no topo da preferência dos portugueses como as vantagens laborais mais valorizadas além do salário.

Para a realização deste estudo, "entre 4 de julho e 26 de setembro de 2022, foram realizados inquéritos a empresas francesas em Portugal e a cidadãos em território nacional". Foram também "efetuadas entrevistas por escrito a dez empresas francesas em Portugal, e convidados diversos autores de Universidades e empresas". 

"Os inquéritos às empresas francesas em Portugal foram realizados online pela área de Prospetive do BNP Paribas Personal Finance e abarcaram um total de 33 entidades: 15 empresas com 250 trabalhadores ou mais; 10 com 50-249 trabalhadores; 4 com 11-49 e 4 com menos de 10 trabalhadores. Os inquéritos aos cidadãos foram realizados pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este estudo teve por base uma amostra representativa de 1000 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade, profissionalmente ativos", é ainda referido.

Leia Também: "Funcionários felizes são 12% mais produtivos que os restantes"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório