Meteorologia

  • 29 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 29º

Cesto IVA zero: Este alimento encareceu 2€ (só) na última semana

A pescada fresca registou uma subida de 2,13 euros (30%), passando a custar 9,23 euros por quilo, entre 21 e 28 de junho.

Cesto IVA zero: Este alimento encareceu 2€ (só) na última semana
Notícias ao Minuto

07:35 - 30/06/23 por Notícias ao Minuto

Economia IVA Zero

A ida ao supermercado está mais cara, mas há uma medida que visa 'travar' este acréscimo dos preços: o IVA zero. Uma monitorização de preços da DECO Proteste revela que um cabaz de produtos com isenção de IVA baixou na última semana, mas, em contraciclo, a pescada encareceu dois euros

"O cabaz de produtos com IVA zero monitorizado pela DECO Proteste registou uma ligeira descida de preço entre 21 e 28 de junho. No entanto, na última semana, o preço da pescada registou um acréscimo de 30%", pode ler-se no site da organização de defesa do consumidor. 

O cabaz de 41 bens alimentares essenciais com IVA zero monitorizado pela DECO Proteste custa esta semana 128,54 euros, menos 10 cêntimos (menos 0,08%) do que na semana passada.

"Já se compararmos este valor com o preço que o mesmo cabaz registava a 17 de abril, antes da implementação da isenção de IVA, a descida foi já de 10,23 euros (menos 7,37%)", pode ainda ler-se. 

Na última semana, entre 21 e 28 de junho, registaram-se subidas de preços em vários produtos: A pescada fresca registou uma subida de 2,13 euros (30%), passando a custar 9,23 euros por quilo; a couve-flor aumentou 16 cêntimos (7%) e custa esta semana 2,37 euros por quilo; e o tomate viu o seu preço aumentar 14 cêntimos (6%) por quilo, custando esta semana 2,40 euros por quilo.

Que preços mais baixaram com o IVA zero?

Desde que a isenção do IVA entrou em vigor, o óleo alimentar, a alface frisada e o carapau foram os produtos cujo preço mais desceu.

"No caso do óleo alimentar, que tinha uma taxa de IVA de 23%, a descida chegou aos 31%, se compararmos o preço de 28 de junho com o de 17 de abril. O preço da alface frisada caiu 26%. Já o carapau custa agora menos 23 por cento", sublinha a organização de defesa do consumidor. 

Leia Também: Vai às compras? Preço do cabaz alimentar está no valor mais baixo do ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório