Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Iraque aprova OE até 2025 com défice recorde de 45.000 milhões de euros

O Parlamento iraquiano aprovou hoje, em conjunto, três orçamentos gerais relativos a 2023, 2024 e 2025, que preveem um défice global recorde de 48 mil milhões de dólares (45 mil milhões de euros).

Iraque aprova OE até 2025 com défice recorde de 45.000 milhões de euros
Notícias ao Minuto

23:59 - 12/06/23 por Lusa

Economia Orçamento do Estado

Na sua 31.ª sessão, o Parlamento iraquiano votou hoje favoravelmente os orçamentos gerais do Estado iraquiano relativos a 2023, 2024 e a 2025, disse o Parlamento em comunicado, esclarecendo que a sua "aprovação trienal" ocorreu após horas de debate e com a "novidade" de terem sido votados "em conjunto", o que não é normal, já que o orçamento geral se reporta normalmente a um único ano.

O Parlamento iraquiano, depois de meses de debates sobre o valor das receitas petrolíferas no país, aprovou para os três anos (2023, 2024 e 2025), um montante global de cerca de 152 mil milhões de dólares (141 mil milhões de euros), adianta.

Os três orçamentos estão focados em "mais contratos públicos e projetos de desenvolvimento" num país devastado pela corrupção e pela guerra, salienta.

O primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Shia al-Sudani, por sua vez, afirmou em comunicado que o orçamento para os três anos "baseia-se numa visão reformista", adotada pelo governo do país.

Trata-se de um "passo processual [esta aprovação] que fornece soluções para fenómenos de repetida diminuição dos projetos ou o seu fracasso, que os governos têm enfrentado nos últimos anos" .

Além disso, realça, procura "diminuir as despesas operacionais e o fomentar as receitas não petrolíferas, bem como apoiar o setor privado", lê-se ainda no comunicado.

O orçamento para os três anos, prevê a contratação de mais de meio milhão de novos trabalhadores para o setor público e para a região do Curdistão iraquiano, no norte do país.

Nele se indica que esta região poderá comercializar o seu próprio petróleo, mas terá de depositar as receitas numa conta bancária que os funcionários do governo central poderão controlar.

Esta medida, atenua para já a tensão entre o governo iraquiano e as autoridades da região curda, que se confrontam quanto à distribuição das receitas geradas pelo petróleo.

Em 2021, o Iraque aprovou um orçamento geral controverso, após meses de espera e de conflito com a região do Curdistão iraquiano, no meio de uma crise grave no país devido aos baixos preços do petróleo.

Leia Também: EUA dão 149 milhões de dólares a fundo para combater Estado Islâmico

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório