Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Pretende terminar o seu contrato? Simule quantos dias 'deve à casa'

Aceda ao simulador da ACT.

Pretende terminar o seu contrato? Simule quantos dias 'deve à casa'
Notícias ao Minuto

11:30 - 11/06/23 por Notícias ao Minuto

Economia Contrato

Se pretende terminar o seu contrato de trabalho, saiba que deve avisar a entidade empregadora com alguma antecedência que varia consoante o tipo de contrato que tem e a antiguidade na empresa, de acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

"Pretende terminar o seu contrato? Poderá fazê-lo, em qualquer momento do seu contrato, mediante comunicação escrita ao empregador, com uma antecedência que varia de acordo com o tipo de contrato e antiguidade", pode ler-se no site da ACT. 

A ACT disponibiliza um simulador - ao qual pode aceder aqui - que revela quais são as condições da cessação, depois de inserir informação sobre o tipo de contrato, a data de admissão e a data em que pretende comunicá-la ao empregador. 

"Este simulador foi desenvolvido com base na legislação em vigor em 01/06/2022 não incluindo as adaptações legislativas referentes às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira", nota a ACT. 

E acrescenta: "O prazo do aviso prévio começa a contar a partir do dia seguinte ao da receção da comunicação pelo trabalhador ou pelo empregador. O prazo é contado de forma seguida (contando com os fins de semana e feriados). Para efeitos de cálculo do período de aviso prévio para a denúncia do contrato, os dias contam-se seguidos". 

Mais informações aqui

Leia Também: Arrendar para subarrendar deverá atingir "300 contratos na 1.ª fase"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório