Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º

EDP Renováveis com lucros de 65 milhões de euros entre janeiro e março

A EDP Renováveis teve lucros de 65 milhões de euros entre janeiro e março, menos 1% do que no mesmo trimestre de 2022, segundo informação da empresa publicada hoje pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

EDP Renováveis com lucros de 65 milhões de euros entre janeiro e março
Notícias ao Minuto

08:37 - 03/05/23 por Lusa

Economia EDP Renováveis

A empresa, que tem sede em Madrid e está cotada na bolsa de Lisboa, atribui este resultado, "em linha" com o primeiro trimestre de 2022, quando teve lucros de 66 milhões de euros, aos "custos financeiros mais elevados", entre eles, o "aumento do custo médio da dívida para 4,6%" e "o impacto negativo da avaliação a valor justo de itens financeiros não caixa".

A EDP Renováveis diz que estes maiores custos financeiros neutralizaram "o forte crescimento", entre janeiro e março, do EBITDA, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações, que foi de 448 milhões de euros, mais 14% do que no mesmo período de 2022, "impulsionado pelo crescimento das receitas".

As receitas da EDP Renováveis aumentaram 24% no primeiro trimestre do ano, para 706 milhões de euros, o que a empresa justifica com o aumento da eletricidade que produz (mais 11%), por ter mais capacidade de produção, mas também com o crescimento médio dos preços de venda da energia (mais 8%).

Quanto aos custos, aumentaram 19% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, com a empresa a destacar o impacto de 25 milhões de impostos na Polónia e Roménia e o "custos de pessoal mais elevados devido ao aumento de 10% do número de colaboradores".

Neste período, a EDP Renováveis fez um investimento bruto de mil milhões de euros, compensado por um aumento de capital do mesmo valor "para o suporte dos planos de crescimento" da empresa.

A dívida líquida da empresa no final do primeiro trimestre alcançou os 4,8 mil milhões de euros, mais 0,6 mil milhões de euros do no mesmo período do ano passado, "refletindo o investimento em novos projetos de energias renováveis", segundo a informação divulgada hoje pela EDP Renováveis.

A EDP Renováveis é uma empresa subsidiária e detida a 74,98% pelo Grupo EDP (Energias de Portugal), operando no domínio das energias renováveis.

Em 2022, a empresa apresentou lucros de 671 milhões de euros, um aumento de 2% em relação ao ano anterior.

[Notícia atualizada às 09h03]

Leia Também: EDP Renováveis lança novo mecanismo de remuneração aos acionistas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório