Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Exportações e importações de turismo sobem 31,9% e 18% em março

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram 31,9% e 18%, respetivamente, em março, em termos homólogos, abrandando face a fevereiro, divulgou hoje o BdP.

Exportações e importações de turismo sobem 31,9% e 18% em março
Notícias ao Minuto

17:20 - 28/04/23 por Lusa

Economia Turismo

"Em março de 2023, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 31,9% face a março de 2022 (após uma variação de 38,7% em fevereiro) e um crescimento das importações de 18% (após uma variação de 37,1% em fevereiro)", refere o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com o banco central, estes valores apresentam uma desaceleração face ao registado nos primeiros dois meses do ano, "refletindo o aliviar das medidas de resposta à pandemia de Covid-19 que se encontravam em vigor em janeiro e fevereiro de 2022".

As séries hoje apresentadas pelo BdP são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).

De acordo com o banco central, "esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat".

O BdP atualiza o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos em 30 de maio.

Leia Também: Costa elogia Baião por "aposta em novas atividades" para o território

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório