Japão reabre exportação de material para semicondutores para Seul

O Japão levantou hoje restrições à exportação de produtos químicos, necessários para fabricar semicondutores, para a Coreia do Sul, horas após o Presidente sul-coreano ter chegado a Tóquio para uma cimeira bilateral.

Notícia

© iStock

Lusa
16/03/2023 08:10 ‧ 16/03/2023 por Lusa

Economia

Japão

Por seu lado, o ministro do Comércio sul-coreano indicou que o país vai retirar uma queixa apresentada junto da Organização Mundial do Comércio (OMC), suspensa em 01 de março.

Lee Chang-yang indicou que, durante negociações realizadas esta semana, os dois países chegaram a acordo quanto às restrições aos materiais químicos básicos que as empresas sul-coreanas compram para fabricar ecrãs e 'microchips' de memória.

As limitações foram impostas por Tóquio no início de julho de 2019, alegando razões de segurança.

Semanas mais tarde, num alargamento das restrições, o Governo nipónico anunciou que ia retirar a Coreia do Sul da "lista branca" de parceiros comerciais, um estatuto especial que Seul detinha desde 2004, juntamente com um grupo de 26 países.

Seul não tardou a aplicar a mesma medida, num agravamento da tensão entre os dois países.

O Ministério do Comércio da Coreia do Sul disse agora que os dois países vão continuar a debater uma possível reaplicação do estatuto de parceiro comercial preferencial de forma bilateral.

A Coreia do Sul vai investir 300 mil milhões de won (214 milhões de euros) para criar o maior centro de produção de semicondutores do mundo, em duas décadas, anunciou, na quarta-feira, o Ministério da Indústria sul-coreano

Leia Também: Pyongyang dispara míssil intercontinental em direção ao mar sul-coreano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas