Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 27º

Greve na CP: Foram definidos serviços mínimos para 9, 10 e 11 de março

A decisão do Tribunal Arbitral já foi publicada. A greve foi convocada pelos maquinistas da CP.

Greve na CP: Foram definidos serviços mínimos para 9, 10 e 11 de março
Notícias ao Minuto

15:26 - 07/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia CP

Está prevista uma nova paralisação dos maquinistas da CP - Comboios de Portugal para o final desta semana, que vai causar perturbações na circulação. Contudo, foram definidos serviços mínimos para os dias 9, 10 e 11 de março, de acordo com a decisão do Tribunal Arbitral.

Na sexta-feira, dia 10 de março, está prevista uma "paralisação total" e o acordão estabelece que têm de ser feitas 30% de todas as viagens programadas.

Relativamente aos dias 9 e 11 de março têm de ser realizadas 23% e 22%, respetivamente, das ligações previstas pela CP

O acordão, sublinhe-se, foi publicado na segunda-feira e pode ser consultado aqui.

Além disso, "deverão ser assegurados os serviços necessários à segurança e manutenção do equipamento e das instalações, bem como os serviços de emergência que, em caso de força maior, reclamem a utilização dos meios disponibilizados pela CP".

O mesmo acordão define também que as "composições citadas não devem conhecer alteração à ordem de marcha" e que o "recurso ao trabalho dos aderentes à greve pressupõe que os serviços mínimos não poderão ser assegurados por trabalhadores não aderentes nas condições normais da sua prestação de trabalho, sem prejuízo de a adesão poder ser feita no início da greve e a organização dos serviços mínimos ter de anteceder aquele momento".

O Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) entregou um pré-aviso de greve para entre os dias 9 e 17 de março, mas o maior impacto será sentido no dia 10, sexta-feira. 

"O SMAQ entregou um pré-aviso de greve para entre os dias 9 e 17 de março, sendo que no dia 10 a paralisação será total", disse o presidente do SMAQ, António Domingues, em declarações ao Notícias ao Minuto. Nos restantes dias, haverá uma "greve parcial". 

Esta paralisação será, por isso, semelhante à de fevereiro, uma vez que vai acontecer "nos mesmos moldes", explicou António Domingues.

[Notícia atualizada às 15h41]

Leia Também: Viaja de comboio? Previstas novas perturbações na CP no final da semana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório