Wall Street fecha em baixa enquanto aguarda indicadores sobre EUA

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, no início de uma semana em que vão ser divulgados vários indicadores sobre a economia dos EUA e os resultados da Nvidia.

Wall Street

© Reuters

Lusa
25/08/2025 22:56 ‧ há 4 horas por Lusa

Economia

Mercado

O resultado definitivo da sessão mostra que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,77%, o tecnológico Nasdaq baixou 0,22% e o alargado S&P500 perdeu 0,43%.

 

Depois da forte subida verificada na sexta-feira, "não é surpreendente que o mercado tenha cedido hoje parte dos ganhos, com os investidores de curto prazo a fazerem alguns lucros", comentou Sam Stovall, da CFRA, em declarações à agência de notícias France-Presse (AFP).

Na semana passada, parte dos operadores de mercado anteciparam que "a Reserva Federal [Fed] iria adotar uma posição mais restritiva, mas acabou antes por se mostrar acomodatícia", acrescentou.

O presidente da Fed, Jerome Powell, considerou na sexta-feira que não se pode excluir uma degradação "rápida" do mercado de trabalho, o que poderia "justificar" um alívio da política monetária, portanto, da taxa de juro de referência.

A próxima reunião da Fed sobre política monetária está prevista para 17 de setembro e pode conduzir à redução daquela taxa em 25 pontos percentuais, segundo o apanhado das análises feito pelo observatório da CME, o FedWatch.

Mas Stovall relativizou ao afirmar que "ainda há muita informação económica que pode temperar o entusiasmo atual dos investidores", a começar na quinta-feira com a publicação da uma estimativa sobre o crescimento da economia dos EUA no segundo trimestre.

Os analistas esperam números melhores do que os do primeiro trimestre, o que "poderia ser encorajador" ao significar "que a economia continua resistente e não se dirige para uma recessão", antecipou Stovall.

Mas "isto implicaria também que a Fed não precisa de ser tão agressiva na sua baixa da taxa de juro", acrescentou.

Na sexta-feira é esperado o índice PCE, que avalia o comportamento dos preços, na ótica das despesas pessoais de consumo, relativo ao mês de julho.

Até lá, todos os olhares estão focados na Nvidia, a primeira capitalização bolsista mundial, que vai divulgar os resultados trimestrais na quarta-feira, depois do fecho da sessão bolsista.

O conglomerado dos semicondutores "alimentou a subida da para bolsista desde o final de 2023 e os investidores esperam pacientemente as perspetivas da empresa para avaliar até onde a recuperação pode ir", apontou Jose Torres, da Interactive Brokers.

As estimativas recolhidas pela FactSet apontam para uma subida do volume de negócios acima dos 50% no segundo trimestre.

Leia Também: Wall Street fecha em alta, após discurso 'animador' do presidente da Fed

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas