Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Inflação está a afetar a vida dos casais (e mais novos destacam-se)

Aumento dos preços afeta a "vida sentimental das gerações mais novas, uma vez que, são as que mais manifestam o seu descontentamento", revela estudo.

Inflação está a afetar a vida dos casais (e mais novos destacam-se)
Notícias ao Minuto

10:01 - 14/02/23 por Notícias ao Minuto

Economia Inflação

Assinala-se esta terça-feira, dia 14 de fevereiro, o Dia dos Namorados e o estudo European Consumer Payment Report 2022, da Intrum, revela que a inflação está a ter impacto na vida dos casais portugueses, com 29% a relatar que o aumento dos preços dos presentes e das refeições fora de casa está a ter um "impacto negativo" na sua vida romântica. 

"Esta consequência está a afetar a vida sentimental das gerações mais novas, uma vez que, são as que mais manifestam o seu descontentamento – a geração Z (18-21 anos) regista uma percentagem de 49% e a geração Millennial (22-37 anos) situa-se com a segunda percentagem mais elevada, atingindo os 37%", pode ler-se num comunicado enviado às redações.

A média do Sul da Europa é de 31%, valor superior ao registado em Portugal.

O estudo revela também que 45% dos portugueses inquiridos revela uma preocupação acrescida quando confrontados com a possibilidade de o parceiro/cônjuge perder o emprego.

"Ainda assim, esta percentagem é inferior ao que se verifica em Espanha (48%), Grécia (66%) e Itália (47%). A média do Sul da Europa situa-se nos 51%. Através do ECPR é também possível verificar que são os casais com filhos (56%) e com altos rendimentos (49%) quem revelam mais esta preocupação. De ressalvar ainda que a geração Z (18 -21 anos) é novamente quem manifesta maior apreensão face ao tema (54%)", pode ler-se. 

De acordo com a Intrum," a situação financeira pode ter uma influência decisiva no modo como se conduzem as relações pessoais, nomeadamente, quando há dificuldades financeiras".

"Exemplo disso é que 16% dos inquiridos afirmaram que comprar presentes para o seu parceiro/cônjuge é a razão mais comum para se endividarem com o cartão de crédito. Esta é uma realidade com maior expressão nos homens (20%) do que nas mulheres (12%). Em Espanha, a percentagem é superior atingindo os 25% e o mesmo se verifica na Grécia, com 26%", pode ler-se. 

Os dados revelam ainda que os casais portugueses "não estão a passar a melhor fase financeira, mas ainda assim não deixam de se preocupar com a relação", já que "19% dos inquiridos refere que a solução compre agora/pague depois é cada vez mais utilizada para cobrir custos da vida social e romântica dos casais portugueses".

Leia Também: Os sete pontos na 'mira' da comissão de inquérito à TAP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório