Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

"A fragmentação financeira substituiu a integração financeira"

O antigo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, que participou ontem numa conferência sobre emprego e crescimento económico, afirmou que o desafio do crescimento económico a nível europeu passa por profundas alterações institucionais que assegurem que o crescimento a longo prazo seja sustentável.

"A fragmentação financeira substituiu a integração financeira"
Notícias ao Minuto

15:20 - 13/05/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Vítor Gaspar

“O desafio do crescimento a longo prazo é o desafio do crescimento sustentável. Isso exige instituições compatíveis com o crescimento sustentável. As instituições devem ser entendidas aqui como regras, normas, organizações e crenças que geram regularidade no comportamento”, sustentou Vítor Gaspar, ontem, em Atenas, durante a sua intervenção num simpósio sobre crescimento e emprego, organizada pela presidência grega da União Europeia .

“As crises sistémicas no sistema bancário são eventos raros. Quando acontecem, contudo, os custos, em termos de profundida e duração, da recessão económica, e os aumentos verificados no desemprego excederão o normal período de uma crise normal”, referiu citando um estando de Carmen Reinhart e Kenneth Rogoff relativamente a este tema, adiantando porém que considera que o pior da crise europeia já terá passado.

Para o ex-ministro das finanças, a crise a nível europeu, explicada por fatores de má gestão das dívidas públicas, foi mais profunda sobretudo pela fraca integração financeira, que gerou uma situação de fragmentação, que segundo o mesmo originou uma situação de credores e devedores.

“A fragmentação financeira substituiu a integração financeira. A Europa partiu-se entre países credores e países devedores. O desenvolvimento macroeconómico seguiu aspetos financeiros. Os fatores financeiros dominaram durante a crise, mas durante a crise o problema exacerbou-se por causa da forte correlação entre o risco das dívidas soberanas e o sistema bancário”, referiu o ex-governante.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório