Fatura da água. Seis dezenas de concelhos sem tarifa social, diz a DECO

Organização de defesa do consumidor pede que a "não aplicação a todo o território da tarifa social da água, saneamento e resíduos" seja "solucionada".

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
19/01/2023 09:47 ‧ 19/01/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

água

A DECO Proteste revelou, esta quinta-feira, que em sessenta concelhos do país ainda não se aplica a tarifa social a nenhum serviço da fatura da água, pedindo que esta medida seja alargada a todo o território. 

"A não aplicação a todo o território da tarifa social da água, saneamento e resíduos tem de ser solucionada", diz a organização de defesa do consumidor em comunicado enviado às redações. 

A DECO aponta para a "diversidade de estruturas tarifárias com escalões distintos e diferentes custos unitários nos vários concelhos", que "origina valores muito díspares, e continua a contribuir para a falta de equidade das famílias economicamente mais frágeis". 

De acordo com a informação divulgada, "em 60 municípios a tarifa social não é aplicada a nenhum dos serviços cobrados na fatura da água". 

"Em Portugal, algumas entidades gestoras dos serviços de água ou de saneamento continuam a cobrar preços muito superiores e desproporcionais a partir do consumo dos 10 m³ mensais", pode ler-se. 

Nesta senda, a DECO Proteste "considera decisivo que a aplicação da tarifa social seja extensível e automática para as três componentes da fatura - abastecimento, saneamento e resíduos sólidos urbanos, uma realidade que deve ser garantida em 2023".

Leia Também: Vodafone, Meo e NOS: Fatura vai aumentar (saiba quando e os preços)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas