Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Linha do Douro. IP investe 4,4 milhões em reabilitação da ponte

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje o início das obras de reabilitação do viaduto e ponte da Ferradosa, na linha ferroviária do Douro, num investimento de 4,4 milhões de euros.

Linha do Douro. IP investe 4,4 milhões em reabilitação da ponte
Notícias ao Minuto

15:43 - 21/12/22 por Lusa

Economia Linha do Douro

A intervenção decorrerá nos quilómetros 150,064 e 151,239 da Linha do Douro, entre Carrazeda de Ansiães (Bragança) e São João da Pesqueira (Viseu) e, segundo a IP, visa "garantir a segurança das obras de arte e o seu adequado funcionamento estrutural".

A empresa explicou, em comunicado, que a ponte possui uma extensão total de 570 metros e que o tabuleiro é constituído por três estruturas distintas: duas estruturas de acesso, uma em cada margem, realizadas em betão armado, e uma estrutura central realizada em treliça metálica.

A intervenção prevista inclui trabalhos como o encamisamento (revestimento usado para reforçar a estrutura) de todos os fustes dos pilares da ponte, a substituição dos aparelhos bloqueadores da ponte, bem como dos aparelhos de apoio dos tramos metálicos da ponte, a fixação dos tramos de margem nos encontros, por intermédio de elementos fusíveis, a reabilitação dos aparelhos de apoio dos tramos de margem e a reparação de betão delaminado na face inferior do tabuleiro do viaduto.

A ponte da Ferradosa permite o atravessamento ferroviário do rio Douro e foi construída em 1980, na sequência do Aproveitamento Hidroelétrico da Valeira (barragem da Valeira), tendo substituído uma ponte centenária datada de 1887, localizada a montante, constituída por tabuleiro metálico apoiado em pilares de alvenaria de granito.

Leia Também: "Reinserção". Presidente de Moçambique concede indulto a 809 reclusos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório