Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae anunciou hoje que "chegou a um acordo de princípio com o Bankinter Consumer Finance para a criação de uma 'joint-venture' que prevê a combinação dos negócios do Universo".
Este acordo prevê a combinação dos negócios do Universo, responsável pela gestão de serviços financeiros da Sonae, e do Bankinter Consumer Finance em Portugal, com a parceria a ser detida em partes iguais pelos dois acionistas, adianta a empresa.
"O acordo estabelece os principais termos para a criação de um operador líder em crédito ao consumo em Portugal, que terá como acionistas a Sonae e o Bankinter Consumer Finance, ambos com 50% do capital", sendo que "as partes vão continuar a trabalhar na conclusão da transação, a qual incluirá uma 'due diligence' bilateral, a negociação de contratos vinculativos e as necessárias aprovações regulatórias", prossegue.
O Universo conta atualmente com mais de um milhão de clientes e uma carteira de crédito de aproximadamente 400 milhões de euros.
"Ao longo dos últimos anos, o Universo tem vindo a afirmar-se como um operador de referência no mercado português de serviços financeiros, alavancando a vertente digital e contribuindo para reforçar o desempenho dos negócios do grupo e do seu ecossistema de parceiros", afirma o administrador financeiro (CFO) da Sonae, João Dolores, citado em comunicado.
O princípio de acordo "agora firmado com o Bankinter tem a ambição de alavancar este trajeto de sucesso para constituir um operador líder no crédito ao consumo em Portugal", acrescenta o responsável.
Esta parceria com o Bankinter acontece após o Universo ter acordado com o Banco CTT terminar o atual acordo na área dos serviços financeiros a 31 de dezembro de 2023, "data em que o Universo terá uma opção de compra da carteira de crédito existente no Banco CTT. Este acordo visa, nomeadamente, proteger o cliente final, mantendo-se o Universo como único ponto de contacto, emitente e concedente de crédito".
Leia Também: Parceria entre Banco CTT e Universo termina em dezembro de 2023