Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

BCE poderá hoje abrandar o ritmo de subida das taxas de juro

O Banco Central Europeu (BCE) pode decidir hoje abrandar o ritmo de subida das taxas de juro, após duas subidas consecutivas de 75 pontos percentuais.

BCE poderá hoje abrandar o ritmo de subida das taxas de juro
Notícias ao Minuto

06:23 - 15/12/22 por Lusa

Economia BCE

Desde julho, o BCE tem seguido uma linha de ajustamento monetário sem precedentes, aumentando as suas taxas em dois pontos percentuais no total, para tentar conter a subida dos preços, impulsionada pelos custos da energia, que dispararam depois de ter começado a guerra na Ucrânia.

A reunião de hoje do Conselho do BCE deverá marcar o fim da "primeira fase de normalização" da política monetária após vários anos de taxas excecionalmente baixas, segundo o governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau.

O representante francês defende uma subida das taxas de juro de 50 pontos base, após dois aumentos de 75 pontos em setembro e outubro, que mostraram a determinação do BCE em controlar a inflação.

A inflação na zona euro recuou um pouco em novembro, para 10% contra 10,6% no mês anterior, graças a uma moderação dos preços da energia.

Num cenário de um aumento de 50 pontos base nas taxas de juro, que é apontado pela maioria dos economistas como provável hoje, a taxa de facilidade de depósitos, que serve de referência, passaria para 2%.

No entanto, alguns "falcões" do Conselho do BCE não escondem que são favoráveis a um novo aumento de 75 pontos base.

A alemã Isabel Schnabel, membro da comissão executiva do BCE, considera "limitada" a "margem que permite abrandar o ritmo de aperto monetário".

Com a inflação ainda longe do objetivo de 2% a médio prazo definido pelo BCE, a subida das taxas de juro deverá continuar, mesmo com o risco de bloquear ainda mais a economia, perto de uma recessão.

Segundo os analistas, a desaceleração da atividade sozinha não será suficiente para baixar os preços.

Para tomar uma decisão, os membros do Conselho do BCE dispõem de novas previsões económicas que vão até 2025.

Leia Também: Bolsa de Tóquio abre a perder 0,10%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório