Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

As personalidades que defendiam o cautelar

Depois de anunciada a 'saída limpa', o Diário Económico recorda esta segunda-feira a posição que algumas personalidades europeias, o presidente da Comissão inclusive, do panorama político português e até agências de rating defendiam e que passava pela aposta numa rede de segurança, com um programa cautelar, aquando da saída do programa de assistência financeira.

As personalidades que defendiam o cautelar
Notícias ao Minuto

11:35 - 05/05/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Troika

Várias personalidades nacionais e internacionais defendiam a saída do programa de assistência financeira com o apoio de um cautelar, lembra hoje o Diário Económico. As agências de rating partilhavam da mesma opinião.

Durão Barroso, Cavaco Silva, Vítor Gaspar, Eduardo Catroga, Olli Rehn, estão entre as principais figuras que sublinhavam a necessidade de Portugal sair do programa da troika com uma rede de segurança.

Ângelo Correia, histórico social-democrata, afirmou à mesma publicação que a “propensão natural do Governo seria o programa cautelar” mas os parceiros europeus não concordaram porque “querem afirmar que tudo correu bem para sustentar a desnecessidade de um cautelar e não desejam comprometer-se em aspetos que signifiquem mais solidariedade financeira”.

O antigo ministro reconheceu ainda que “ficaria mais tranquilo” se houvesse cautelar.

Mas certo é que, o país vai seguir outro caminho, o da 'saída limpa', conforme anunciou ontem, numa declaração aos portugueses, o primeiro-ministro Passos Coelho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório