Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Afinal, é (ou não) possível cancelar uma transferência bancária?

Enganos acontecem e, neste acaso, o melhor é não perder tempo e agir assim que detetar o erro.

Afinal, é (ou não) possível cancelar uma transferência bancária?
Notícias ao Minuto

09:37 - 22/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

Enganos acontecem, mas quando o assunto envolve dinheiro pode ser uma verdadeira dor de cabeça. O melhor é evitar o erro, mas se tal não for possível saiba que o melhor é não perder tempo

"Se tal não for suficiente para impedir um erro, cancelar uma transferência bancária não é tarefa fácil, mas também não é totalmente impossível. O fator que mais conta nesta situação é o tempo", diz a DECO Proteste

O que fazer? 

De acordo com a organização de defesa do consumidor, "se o dinheiro ainda não tiver sido recebido pelo destinatário, pode solicitar que a operação seja cancelada".

Contudo, a "situação é mais complexa se o dinheiro já tiver chegado ao destino, pois deixa de ser um cancelamento, para passar a ser um pedido de devolução de dinheiro".

"Em qualquer caso, assim que detetar o erro, deve contactar o serviço de apoio ao cliente do seu banco. No caso de a transferência ter sido concluída, a devolução dependerá da autorização do destinatário. Se este recusar, resta-lhe tentar reaver o dinheiro em tribunal", explica a organização de defesa do consumidor. 

Por norma, explica a DECO, "os bancos cobram um valor por estes serviços, que poderá oscilar entre os 15 e os 75 euros, dependendo do tipo de transferência e do estado da mesma à data do pedido. O valor pode variar muito entre instituições bancárias, pelo que convém consultar o preçário da sua".

Por isso, o melhor mesmo é ter muita atenção e o cuidado de "confirmar os dados do destinatário e os valores a transferir antes de concluir a operação". 

Leia Também: Não recebeu cheque da Seg. Social pelo IBAN? É enviado por vale postal

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório