Governo antecipa "boas indicações" para o setor da pesca em 2023

A secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, avançou hoje, em Lisboa, que existem "boas indicações" para o setor das pescas em 2023, indicando que só há uma unidade em desequilíbrio -- o lagostim.

Notícia

© Governo da República Portuguesa

Lusa
12/10/2022 14:01 ‧ 12/10/2022 por Lusa

Economia

Pesca

"Ao nível da pesca temos, para 2023, boas indicações. O setor fez um esforço grande. O relatório mais recente da Comissão Europeia reconhece uma evolução muito positiva. Só temos uma unidade em desequilíbrio, que é o lagostim", afirmou Teresa Coelho, em resposta aos deputados, no final da segunda ronda de intervenções, numa audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Pescas.

A governante disse que o executivo já teve acesso a alguns pareceres científicos, que "são muito animadores".

De acordo com os dados avançados na audição de hoje, em 2023, o total admissível de capturas de pescada vai aumentar 50% e, no caso do carapau, na zona nove, 15%.

Por sua vez, as capturas de biqueirão vão subir 5%, as de tamboril 12% e as de areeiro 33%.

No caso do lagostim e do linguado, Portugal deverá ficar com a mesma quota.

Para as espécies em profundidade "são esperadas algumas reduções".

O Governo garantiu que vai trabalhar com a Comissão Europeia para que as reduções previstas "sejam mais mitigadas".

Por último, Teresa Coelho anunciou que, no âmbito da campanha de primavera PELAGO, foi possível constatar que a biomassa da sardinha duplicou face ao ano passado, o que disse só ser possível devido ao trabalho realizado nos últimos anos.

Leia Também: Agricultura e pesca com majoração de subsídios para gasóleo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas