Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Prepare a carteira. Combustíveis vão ficar mais caros na próxima semana

Se precisa de abastecer, o melhor é fazê-lo no fim de semana.

Prepare a carteira. Combustíveis vão ficar mais caros na próxima semana
Notícias ao Minuto

12:14 - 07/10/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Más notícias para os condutores portugueses. Os preços dos combustíveis vão ficar mais caros a partir do início da próxima semana, com a gasolina a subir 7,2 cêntimos por litro e o gasóleo a aumentar 11,5 cêntimos por litro, segundo a CNN Portugal, que cita fontes do mercado. 

Atualmente, sublinhe-se, o preço médio do gasóleo simples está nos 1,756 euros por litro (€/litro), enquanto a gasolina simples 95 custa, em média, 1,749 €/litro, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). 

No início da semana, o Ministério das Finanças anunciou que o desconto no ISP iria diminuir este mês em 0,1 cêntimos por litro de gasóleo e 4,4 cêntimos por litro de gasolina, devido à descida do preço dos combustíveis.

Em comunicado, a tutela explicou que, "tendo em conta a evolução recente de descida do preço do gasóleo e da gasolina", as medidas temporárias que têm estado em vigor para colmatar o aumento dos preços "resultam numa atualização do desconto do ISP em cerca de 0,1 cêntimos por litro de gasóleo e 4,4 cêntimos por litro de gasolina".

O mecanismo aplicado pelo Governo para os descontos implica que uma descida do preço dos combustíveis conduz a um aumento do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), devido à queda de receita proveniente do IVA. 

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em dezembro terminou na quinta-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 1,22%, para os 94,49 dólares.

A decisão do grupo designado por OPEP+, que junta os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) com aliados como a Federação Russa, de reduzirem a sua produção em dois milhões de barris por dia continuou a impulsionar a cotação do Brent.

Leia Também: Governo corta no desconto do ISP, mas Prio "suporta aumento" e prolonga-o


  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório