Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

A pensar investir? Cinco 'destinos' seguros para aplicar o seu dinheiro

Quer aplicar as suas poupanças com segurança? Veja, de seguida, cinco 'destinos' seguros para aplicar o seu dinheiro.

A pensar investir? Cinco 'destinos' seguros para aplicar o seu dinheiro
Notícias ao Minuto

08:32 - 01/10/22 por Notícias ao Minuto

Economia Investimento

Se tem algum dinheiro de parte e quer investi-lo num produto seguro, este artigo é para si. Há alguns 'destinos' considerados seguros para os investimentos, os chamados instrumentos com capital garantido, que "lhe dão a garantia de que, no final de determinado prazo, recupera a totalidade do dinheiro que investiu", explica o Doutor Finanças

Contudo, deve saber que "optando por uma solução com garantia de capital, terá de sacrificar a possibilidade de obter um retorno atrativo do seu dinheiro. Porque segurança e rentabilidade têm, aqui, uma relação inversamente proporcional: quanto mais seguros os instrumentos, menor a rendibilidade, e quanto menos seguros, maior o retorno". 

Quer aplicar as suas poupanças com segurança? Veja, de seguida, cinco 'destinos' seguros para aplicar o seu dinheiro, de acordo com o Doutor Finanças: 

1. Depósitos a prazo

"São os instrumentos mais conhecidos e mais utilizados pelos portugueses para aplicar as suas poupanças. Distinguem-se das contas à ordem que utilizamos todos os dias precisamente pelo facto de não serem movimentados durante um determinado período, ficando o dinheiro 'estacionado' a render juros. Ou seja, cumprido o período do depósito, tem garantido o seu capital inicial acrescido dos juros gerados durante aquele tempo."

2. Certificados de Aforro

"São instrumentos de dívida criados com o propósito de captar a poupança das famílias e, neste momento, a melhor alternativa entre os produtos com garantia de capital. Essa garantia é dada pelo próprio Estado português, que é a quem está a emprestar dinheiro ao subscrever estes produtos. Os certificados de aforro são emitidos em séries, estando nesta altura em comercialização a Série E."

3. Certificados do Tesouro

"Tal como os certificados de aforro, são instrumentos de dívida pública, garantidos pelo Estado português. Atualmente, porém, rendem menos do que a solução anterior e não permitem beneficiar da capitalização dos juros. Os que estão atualmente em comercialização, os Certificados do Tesouro Poupança Valor, têm um prazo de sete anos e uma taxa de juro anual fixa (que aumenta todos os anos a partir do 3.º ano), acrescida de um prémio de remuneração a partir do 3.º ano."

4. Planos Poupança Reforma (PPR)

"Atenção que apenas alguns PPR têm capital garantido. Se vai optar por esta alternativa, procure especificamente um PPR com garantia de capital, para ter a certeza que não corre riscos e que vai receber a totalidade do seu dinheiro. Se tem um perfil conservador e está a 10 anos ou menos da idade da reforma, pode ser a solução ideal para si."

5. Seguros de capitalização

"À semelhança dos PPR, são aplicações financeiras voltadas para o longo prazo, e que permitem beneficiar de uma tributação mais favorável dos rendimentos comparativamente com outros produtos. Falamos aqui de uma aplicação que é constituída em forma de seguro, mas que não funciona como um seguro convencional, já que não se destina a proteger qualquer sinistro, mas sim a captar poupanças. Nestes produtos pode aplicar o seu capital através do pagamento de um prémio único no início do contrato de seguro, ou então através do pagamento de um prémio periodicamente."

Leia Também: DECO exige descida do IVA da luz e do gás (poupança chegaria aos 163€)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório