Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Lucros das empresas industriais da China caem 2,1% entre janeiro e agosto

Os lucros das principais empresas industriais da China registaram uma queda homóloga de 2,1%, entre janeiro e agosto, aprofundando a tendência de contração, segundo dados divulgados hoje pelo Gabinete Nacional de Estatísticas do país asiático.

Lucros das empresas industriais da China caem 2,1% entre janeiro e agosto
Notícias ao Minuto

07:39 - 27/09/22 por Lusa

Economia China

Quando os dados são negativos, as estatísticas chinesas evitam divulgar a evolução mensal, optando antes por publicar o valor conjunto até à data. No entanto, a contração entre janeiro e agosto é um ponto percentual superior à queda registada entre janeiro e julho, de 1,1%.

Em 2021, as empresas industriais chinesas faturaram 34,3% a mais do que no ano anterior. Este valor deve-se, sobretudo, a uma base comparativa baixa, já que no primeiro semestre de 2020 a atividade económica do país foi fortemente abalada por medidas de confinamento, que visaram travar o surto inicial de covid-19, registado na cidade chinesa de Wuhan.

No primeiro trimestre deste ano, o indicador registou uma evolução positiva, de 8,5%, mas nos meses seguintes sofreu contrações assinaláveis, derivadas, sobretudo, dos efeitos adversos dos confinamentos e bloqueios ordenados pelas autoridades, no âmbito da política chinesa de 'zero casos' de covid-19.

Para a elaboração deste indicador, o GNE considera apenas as empresas industriais com um volume de negócios anual superior a 20 milhões de yuans (2,9 milhões de euros).

O responsável estatístico da instituição, Zhu Hong, afirmou que, apesar do que descreve como uma "tendência de recuperação", os lucros das empresas industriais continuam a diminuir, em parte porque os custos de produção e operações "ainda são elevados" e o ambiente internacional é "instável e incerto".

Leia Também: Mike Pompeo diz que acabou era da "cooperação cega" com China

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório