Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de 37.500 contribuintes acederam ao IRS Jovem este ano

Cada um destes jovens tem um rendimento mensal de 960 euros e um benefício fiscal de 380 euros por ano ao aderirem ao IRS Jovem.

Mais de 37.500 contribuintes acederam ao IRS Jovem este ano
Notícias ao Minuto

15:21 - 12/08/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS Jovem

Concluída a campanha de IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2021, verifica-se que 37.558 jovens beneficiam do IRS Jovem, num valor total de rendimentos do trabalho abrangido de 506 milhões de euros.

Segundo o comunicado do Ministério das Finanças, em média, "cada um destes jovens tem um rendimento mensal de 960 euros e um benefício fiscal de 380 euros por ano ao aderirem ao IRS Jovem".

A despesa fiscal associada ao IRS Jovem da campanha de IRS de 2021 - cuja fase de entrega declarativa terminou a 30 de junho - é de cerca de 15 milhões de euros.

Ainda segundo o Ministério das Finanças, este foi o segundo ano de aplicação do benefício IRS Jovem, que "pretende incentivar a qualificação dos mais jovens e apoiar a sua integração na vida adulta e no mercado de trabalho após a conclusão dos seus estudos".

No primeiro ano de aplicação da medida, beneficiaram dela 1.020 jovens. O aumento significativo do número de beneficiários do IRS no segundo ano de aplicação deste benefício deve-se, em grande medida, à implementação de um sistema de alerta, por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), no momento da submissão da declaração para divulgação e incentivo do regime.

Em 2021, o IRS Jovem garante uma isenção de IRS "até 30% de rendimentos de trabalho dependente obtidos por jovens entre os 18 e os 26 anos após a conclusão de um ciclo de estudos a partir do nível 4 do Quadro de Qualificações", pode ler-se na missiva. 

O OE2022 alargou o IRS Jovem de 3 para 5 anos, passando também a abranger os trabalhadores independentes e os jovens doutorados até aos 30 anos.

Leia Também: Governo poderá atualizar escalões do IRS à taxa de inflação em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório