Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Prémio de Fotojornalismo disputado por 386 reportagens

Um total de 386 reportagens, da autoria de cerca de 140 fotógrafos, está a concurso na edição deste ano do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, cujos vencedores são anunciados este sábado, revelou hoje a organização.

Prémio de Fotojornalismo disputado por 386 reportagens
Notícias ao Minuto

10:27 - 17/04/14 por Lusa

Economia Mora

"Estão a concurso 386 reportagens, de cerca de 140 fotógrafos, o que está dentro da média das edições anteriores" do concurso, explicou à agência Lusa Luís Vasconcelos, da associação Estação Imagem.

O Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Câmara de Mora vai na 5.ª edição e é promovido pela associação do mesmo nome, em parceria com o município daquele concelho alentejano.

Além das reportagens apresentadas pelos fotógrafos às várias categorias do concurso, a organização recebeu também 15 candidaturas à bolsa, de quatro mil euros, atribuída anualmente a um fotojornalista.

A bolsa envolve a realização de um projeto documental sobre o Alentejo, o qual é depois publicado em livro e divulgado numa exposição individual, de caráter itinerante.

Os vencedores do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, único na área em Portugal e dedicado exclusivamente à reportagem, vão ser divulgados no sábado, numa cerimónia na vila alentejana.

A iniciativa integra um galardão principal, o Prémio Estação Imagem/Mora (3.500 euros), e sete categorias (mil euros cada): Assuntos Contemporâneos, Notícias, Vida Quotidiana, Arte e Espetáculos, Ambiente, Série de Retrato e Desporto.

O concurso é aberto à participação de fotojornalistas portugueses, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Galiza (Espanha), bem como aos estrangeiros aí residentes.

Segundo a Estação Imagem, que se dedica ao estudo e promoção da imagem, com particular enfoque na fotografia documental, o júri deste ano é presidido por Paolo Pellegrin, da agência Magnum, autor de vários livros e um dos fotojornalistas mais premiados a nível mundial.

Os restantes membros do júri que vai apreciar os trabalhos são Alessandra Mauro, curadora de fotografia, Christopher Morris, fotojornalista da agência VII, e Pablo Juliá, diretor do Centro Andaluz da Fotografia.

Desde a primeira edição do evento, em 2010, resumiu a organização, foram submetidas a concurso 2.085 reportagens de 678 fotojornalistas, num total de 24.722 fotografias.

No ano passado, o galardão principal do concurso foi atribuído à reportagem "Grécia, onde a crise económica criou uma catástrofe social", do fotógrafo Bruno Simões Castanheira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório