Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Entregas de petróleo russo através da Ucrânia foram interrompidas

Com esta suspensão, a Hungria, a Eslováquia e a República Checa deixam de receber o petróleo russo, que chegava através do oleoduto de Druzhba.

Entregas de petróleo russo através da Ucrânia foram interrompidas
Notícias ao Minuto

13:06 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Economia Rússia

As exportações de petróleo russo para alguns países europeus, através da Ucrânia, foram interrompidas a 4 de agosto no seguimento da recusa de uma transação bancária, como parte das sanções aplicadas contra Moscovo, avança a Reuters.

Com esta suspensão, a Hungria, a Eslováquia e a República Checa deixam de receber o petróleo russo, que chegava através do oleoduto de Druzhba. Este oleoduto, refira-se, atravessa território ucraniano. 

Ao que indica a mesma agência de notícias, a Transneft, empresa responsável pelo oleoduto que atravessa a Ucrânia, diz que pagou a taxa de agosto a 22 de julho à operadora ucraniana Ukrtransnafta, mas adianta que o dinheiro foi devolvido, uma vez que o pagamento não foi bem sucedido.

No seguimento desta notícia, o petróleo valorizou 2%, "o que se traduz em menos de 2 dólares por barril", de acordo com a XTB. 

"A Rússia salienta que tal se deve a problemas com os pagamentos de trânsito. A Transneft deveria ter pago a taxa de trânsito, mas o pagamento foi reembolsado devido a sanções. A Transneft informa que o transporte de petróleo através do oleoduto do norte continua inalterado", pode ler-se numa nota da XTB à qual o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A Hungria, que importa da Rússia cerca de 65% do seu petróleo e 85% do seu gás, é o único membro da UE a recusar a ajuda militar e proibiu o envio de armas letais para a Ucrânia através das suas fronteiras.

Já a Eslováquia obtém cerca de 97% do seu petróleo da Rússia através do oleoduto de Druzhba. 

[Notícia atualizada às 13h21]

Leia Também: AO MINUTO: Quase 80 desportistas mortos; Zelensky quer isolar russos?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório