Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Brasil aumenta a sua taxa de juro para 13,75%

O Banco Central do Brasil aumentou na quarta-feira a sua taxa de juro de referência em meio ponto percentual para 13,75% ao ano, o seu nível mais alto desde dezembro de 2016.

Brasil aumenta a sua taxa de juro para 13,75%
Notícias ao Minuto

06:37 - 04/08/22 por Lusa

Economia Brasil

O aumento do custo do dinheiro procura abrandar a subida dos preços, que passou de 11,7% em maio para 11,9% no interaual de junho, situando-se num dos seus níveis mais elevados em 18 anos.

O aumento de meio ponto percentual é da mesma magnitude que o aumento de meados de junho, contrariamente às expectativas em alguns setores do mercado de um aumento mais moderado.

Na décima segunda subida consecutiva da taxa, o banco central considerou que "o ambiente externo permanece adverso e volátil" devido a "um ambiente ainda pressionado pela inflação".

No entanto, a autoridade monetária advertiu que "o processo de normalização da política monetária nos países avançados acelerou", o que poderia ser um sinal de uma provável paragem da subida das taxas de juro.

No que respeita à atividade económica brasileira, o conjunto de indicadores indica "crescimento no segundo trimestre, com uma recuperação mais forte do que o esperado no mercado de trabalho".

Para este ano, o Banco Central estabeleceu um objetivo de inflação de 3,5% com uma margem de tolerância de 1,5 pontos percentuais para cima ou para baixo, elevando o limite máximo para 5%.

Leia Também: Eleições. Forças armadas do Brasil inspecionaram urnas eletrónicas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório