Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Fed inicia reunião que deve levar a nova subida das taxas de juro

A Reserva Federal norte-americana (Fed) iniciou hoje uma reunião de dois dias após a qual deverá anunciar uma nova subida das taxas de juro para atenuar a inflação, que não cede nos Estados Unidos.

Fed inicia reunião que deve levar a nova subida das taxas de juro
Notícias ao Minuto

17:06 - 26/07/22 por Lusa

Economia Taxas de juro

A concretizar-se, será a quarta subida consecutiva das taxas de juro desde março, com o banco central norte-americano a optar por aumentos progressivos.

Os analistas esperam que a Fed anuncie uma subida de 75 pontos base, depois de ter começado em março com um aumento de 25 pontos base, passando para uma subida de 50 pontos base em maio e 75 pontos em junho, na sua última reunião.

As taxas estão atualmente num intervalo entre 1,50% e 1,75%, depois de dois anos em níveis muito baixos para apoiar a economia durante a crise causada pela pandemia de covid-19.

"Penso que vão aumentar as taxas em 75 pontos base, mas a Fed pode sempre surpreender", afirmou Julie Smith, professora de economia na Universidade Lafayette, na Pensilvânia, citada pela AFP.

Um dos governadores da instituição, Christopher Waller, abriu recentemente a porta a um aumento de um ponto percentual (100 pontos base).

Os membros do comité de política monetária "discutirão provavelmente" essa hipótese, segundo Julie Smith, "apenas porque os números da inflação continuam muito maus".

A inflação continuou a acelerar em junho e atingiu 9,1%, em termos homólogos, o nível mais alto desde novembro de 1981, segundo o índice de preços no consumidor (CPI) divulgado recentemente pelo Departamento do Trabalho. Em maio, a inflação tinha ficado em 8,6%.

O banco central norte-americano tem dito que espera poder travar a inflação sem causar uma recessão.

Os dados sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre serão publicados na quinta-feira e é esperado um ligeiro aumento, após um primeiro trimestre negativo (-1,6%). Uma recessão é definida por dois trimestres consecutivos de crescimento negativo.

Leia Também: Lucro da Coca-Cola cai 4% para 4.629 ME no 1.º semestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório