Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Bolsas asiáticas em alta após Fed dizer que pode subir taxas de juros

As bolsas de valores asiáticas abriram hoje em alta, após a Reserva Federal norte-americana (Fed) ter sinalizado que poderão ser necessárias taxas de juros muito mais altas se a inflação persistir.

Bolsas asiáticas em alta após Fed dizer que pode subir taxas de juros
Notícias ao Minuto

06:09 - 07/07/22 por Lusa

Economia Mercado

Os mercados de Xangai (mais 0,51%), Tóquio (mais 1,26%), Seul (mais 2%), Sydney (mais 0,28%) e do sudeste asiático começaram a sessão em tendência de subida, ao contrário de Hong Kong e da Nova Zelândia, onde as ações estavam em baixa.

"As ações subiram porque os preços descontrolados das matérias-primas e do petróleo estão a cair", disse Stephen Innes, da SPI Asset Management.

"Ambos são os alvos críticos que a política da Fed foi projetada para controlar; portanto, a expectativa de inflação está sob controlo," acrescentou.

O preço do petróleo caiu mais de 1 dólar por barril nos Estados Unidos, ficando abaixo de 100 dólares (98 euros), pela primeira vez desde o início de maio.

A bolsa de Nova Iorque, conhecida como Wall Street, também já tinha encerrado em alta na quarta-feira, com o índice seletivo Dow Jones Industrial Average a valorizar 0,23%, o tecnológico Nasdaq a progredir 0,35% e o alargado S&P500 a ganhar 0,36%.

Segundo as atas da última reunião, divulgadas na quarta-feira, os membros do Comité Federal de Mercado Aberto da Fed reconheceram que aumentos das taxas de juro serão necessários para desacelerar os aumentos de preços com vista à meta anual de 2%.

Após a reunião do mês passado, a Fed anunciou um aumento de 75 pontos base para um intervalo de 1,5% a 1,75%, o terceiro aumento desde março e o maior desde 1994.

Apesar dos peritos reconhecerem que aumentos das taxas de juro podem enfraquecer a economia, a Fed tem vindo a intensificar o esforço para restringir o crédito, com a inflação a subir para máximos de quatro décadas de 8,6%.

Leia Também: Bolsa de Tóquio abre a ganhar 0,73%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório