Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Novobanco afirma que "avaliou a sucursal de Espanha antes da sua venda"

Instituição bancária adianta que efetuou a venda "após aprovar o 'racional' da decisão".

Novobanco afirma que "avaliou a sucursal de Espanha antes da sua venda"
Notícias ao Minuto

11:22 - 06/07/22 por Notícias ao Minuto

Economia novobanco

O Novobanco esclareceu, esta quarta-feira, que avaliou a sucursal de Espanha antes da sua venda, em resposta à notícia do jornal Público, que dá conta que a venda teria sido feita sem esta mesma avaliação. 

"O Novobanco vendeu a sucursal de Espanha após aprovar o 'racional' da decisão em Conselho de Administração e General Supervisory Board, realizou duas avaliações por entidades independentes internacionais e quatro cenários de desinvestimento e avaliou os conflitos de interesse e obteve todas as autorizações regulatórias", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A instituição bancária adianta ainda que a "sucursal de Espanha acumulava sucessivos prejuízos, desde 2014, num total de 578 milhões de euros, conforme consta do Relatório, apesar dos vários processo de reestruturação implementados, e redução da estrutura de custos e redução da rede e de colaboradores, neste período de 7 anos", pelo que "esse facto justificava, por si só, o início do processo de venda". 

O Público noticia que o Novobanco terá vendido a sucursal de Espanha - uma operação que está na origem de um diferendo de milhões com o Fundo de Resolução (FdR) - sem explicar qual o 'racional' que suportou essa operação, sem fazer uma avaliação inicial do negócio que queria vender e sem fazer todos os procedimentos de análise de conflitos de interesse.

Contudo, a instituição bancária diz que o "banco decidiu iniciar o processo de venda ou de liquidação e optou por realizar a avaliação dessas alternativas o mais tarde possível dado a situação de incerteza existente no mercado nos últimos anos. Essa avaliação foi apresentada em 28 de outubro de 2020, antes da decisão de venda ter sido formalmente tomada".

Leia Também: Covid-19. Madeira registou mais de 14 mil casos e 55 óbitos em junho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório